Plataformas digitais devem remover propagandas de cigarros eletrônicos; saiba mais

Publicado:

Plataformas digitais, a exemplo de Youtube, Instagram, Tik Tok, Enjoei e Mercado Livre foram notificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública para que removam os conteúdos que promovam ou comercializem cigarros eletrônicos (vapes), e outros produtos derivados de tabaco.AD 4nXegHilZiqqZIesUckw8OYnvcRP3PseJ85KsZymvyJvrVGuX4uyWTfSt 1Y1zpecwyAS8zYgGHcs4jlZLTXsjjnNLmQXOY2uSkcta6X0iZJzNDNlbkLAE5D54qs3IqIoC7n646ci1Q?key=5yOu8mp yfKHjC06ggZ54hPsAD 4nXdKW6CgX483YKO9Go187corH7beMasnobHovbiBubhVV5JCGHdARTF20 nJiPSh TpuiQtQoSqcTdxF1N5pQ7ZudtZAWFmjHzVhwIT9o2UZ Ay wu2ZgkYlOPGLhzsZVgr7FoFR?key=5yOu8mp yfKHjC06ggZ54hPs

Na última semana, os sites de comércio eletrônico foram notificados para banir os anúncios e informados que deveriam reforçar os mecanismos de controle para evitar novas propagandas desse tipo. A veiculação dos produtos ocorria em meio a proibição da venda pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril de 2025. Determinações da Anvisa ainda proibiam a fabricação, a importação, a propaganda e a venda de cigarros eletrônicos em todo o território nacional.

Através de nota, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, explicou acerca dos perigos da comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil. 

“É ilegal e representa sérios riscos à saúde pública, pois carecem de regulação ou de autorização para serem comercializados”, enfatizou.

Segundo o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), vinculado à Senacon, foram registradas cerca de 1.822 páginas ou anúncios ilegais relacionados a cigarros eletrônicos nas plataformas notificadas. Somadas, as contas dos vendedores e de influenciadores irregulares chegam a quase 1,5 milhão de inscritos, que são alcançados com essas propagandas.

As plataformas com maiores propagandas foram Instagram com 1.637 anúncios (88,5%), YouTube, 123 anúncios (6,6%) e Mercado Livre, 44 anúncios (2,4%);O TikTok e o Enjoei também foram notificados pela Senacon, porém com menor volume de ocorrências.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem leva 3 tiros ao reagir a tentativa de roubo de aliança em Osasco

Na noite de quarta-feira, 13 de agosto, um homem de 38 anos se viu em meio a um susto em Osasco, na Região...

VÍDEO: Motociclista cai de viaduto na Av. Paralela após se desequilibrar e é atendido pela Samu

Na tarde desta quarta-feira, um incidente chocante ocorreu na Avenida Paralela, quando um motociclista perdeu o controle da sua moto e caiu de...

O barulho dos inocentes até que sejam condenados pela Justiça

Em meio aos ecos do passado recente, Donald Trump, o governo de Israel e os envolvidos na tentativa de golpe de 2022 e...