Os candidatos que desejam isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 devem solicitar até as 23h59 desta sexta-feira (2). O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) em 25 de abril. O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado; em 2024, era R$ 85. Em 2024, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos foram isentos.
Os pedidos devem ser feitos online, na Página do Participante do exame, utilizando o login do portal Gov.br. O mesmo prazo é válido para participantes que tiveram isenção, faltaram às provas do ano passado e desejam repetir o exame sem custo. A justificativa de ausência também deve ser enviada pela Página do Participante.
O MEC concede isenção para:
- Estudantes da 3ª série do ensino médio em escolas públicas;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em vulnerabilidade socioeconômica e integrantes do CadÚnico;
- Participantes do programa Pé-de-Meia.
As justificativas aceitas para ausência no Enem 2024 incluem:
- Assalto/furto;
- Acidente de trânsito;
- Morte na família;
- Maternidade e paternidade;
- Mudança de domicílio;
- Privação de liberdade;
- Emergência médica ou odontológica;
- Trabalho ou atividade escolar.
Essas situações devem ter ocorrido nos dias de exame regular (3 ou 10 de novembro de 2024) ou nas reaplicações (10 e 11 de dezembro de 2024).
O resultado da justificativa de ausência e pedido de isenção para 2025 será divulgado em 12 de maio. Mesmo com isenção, é necessária inscrição no período definido no futuro edital do Enem 2025.
Caso o pedido de justificativa de ausência ou isenção para 2025 seja negado, é possível recorrer entre 12 e 16 de maio. O resultado final das contestações sai em 22 de maio.
Participantes sem recurso ou com isenção negada devem seguir o edital do Enem 2025 para inscrição e realizar o pagamento necessário.
Não perca a oportunidade de garantir sua isenção. Acesse agora a Página do Participante e faça sua solicitação antes do prazo final. Participe, comente e compartilhe suas experiências conosco!
Comentários Facebook