Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) trouxe novas diretrizes para a cirurgia bariátrica no Brasil, ampliando as possibilidades para uma população que busca alternativas para lidar com a obesidade. As alterações, que entraram em vigor nesta terça-feira (20), visam permitir que um número maior de pessoas, incluindo adolescentes e aqueles com Índice de Massa Corporal (IMC) menor, possa se beneficiar do procedimento.
Os novos critérios foram fundamentados em pesquisas que demonstraram a segurança e a eficácia da cirurgia em um grupo mais diverso de pacientes. Agora, pessoas com IMC entre 30 e 35 anos podem ser candidatas à operação, desde que apresentem condições de saúde associadas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares graves ou apneia do sono severa.
Além disso, a nova norma estabelece que adolescentes a partir dos 14 anos poderão realizar a cirurgia, contanto que apresentem um quadro de obesidade grave (IMC acima de 40) e estejam acompanhados da autorização dos pais. Para aqueles com idades entre 16 e 18 anos, a autorização é semelhante à exigida para adultos, focando em critérios como IMC mínimo e comorbidades.
Essas mudanças têm o potencial de impactar a vida de muitas pessoas, oferecendo novas esperanças para aqueles que lutam contra a obesidade e suas complicações. O que você pensa sobre essas novas diretrizes? Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook