
Com o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o nome de Samir Xaud se destaca como forte candidato. Presidentes de federações estaduais assinaram um manifesto em busca da “renovação do futebol brasileiro”, indicando que terão um candidato, e Xaud é visto como o favorito. Fernando Sarney, vice-presidente e interventor nomeado, convocou uma nova eleição, cuja data ainda não foi definida, enquanto Rodrigues tenta retornar ao cargo via recurso no STF.
Samir de Araújo Xaud, de 41 anos e natural de Boa Vista, Roraima, é médico especializado em infectologia e medicina esportiva, além de ser empresário e proprietário de um centro de treinamento. Em janeiro, foi eleito para suceder seu pai, Zeca Xaud, na presidência da Federação Roraimense de Futebol (FRF), com mandato a partir de 2027. Se eleito na CBF, não assumirá a FRF.
Em 2022, Xaud era sócio de uma empresa que ofereceu serviços médicos a clubes de Roraima através de um contrato com a CBF. Seu perfil jovem atraiu dirigentes, mas também gerou críticas entre alguns clubes, que precisam apoiá-lo para sua chapa ser inscrita na eleição da CBF. A FRF conta com apenas 10 clubes filiados, e a pouca relevância de Roraima no futebol nacional é uma preocupação.
Desde o ano passado, Samir tem focado no desenvolvimento do futebol em Roraima, promovendo parcerias com empresas e o poder público. Ele também tentou a carreira política, como candidato a deputado estadual em 2018 e a deputado federal em 2022.
“`
Comentários Facebook