A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou nesta terça-feira (6) a abertura do processo licitatório para selecionar a empresa que gerenciará a Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, situada no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.
A convocação, publicada no Diário Oficial do Estado, indica que a empresa vencedora será responsável pelas ações e serviços de saúde da maternidade. A seleção será feita com base na melhor técnica.
A licitação está agendada para o dia 26 de junho, às 9h. As empresas interessadas podem contatar por e-mail [email protected] ou através do telefone 71-3115 4195/4340.
A publicação do edital ocorre oito meses após denúncias de funcionários sobre atrasos salariais. Médicos da maternidade relataram que não receberam pagamento durante dois meses, levando alguns a considerar a demissão.
Na época, o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), responsável pela gestão, afirmou estar em negociações para resolver a situação.
Em março do ano passado, a maternidade enfrentou outro desafio: problemas nos aparelhos de ar-condicionado da UTI e do centro cirúrgico, que estavam quebrados. As Unidades de Terapia Intensiva para bebês também apresentaram falta de refrigeração, com soluções improvisadas.
CONTRATO FIRMADO
A administração da maternidade pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) começou em 2018, após uma dispensa emergencial de licitação no valor de R$ 47,8 milhões, inicialmente com vigência de 180 dias.
Entretanto, o IGH permaneceu à frente da unidade após um processo de Concorrência Pública iniciado em 2017 ser interrompido por um mandado de segurança da Hygia Saúde e Desenvolvimento Social, eliminada na fase de habilitação por irregularidades trabalhistas.
Comentários Facebook