STF forma maioria e advogado precisa de cinco anos inscrito na OAB para concorrer no Quinto Constitucional

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou uma maioria para considerar constitucional a norma da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que exige que advogados tenham pelo menos cinco anos de inscrição na seccional correspondente ao tribunal para concorrer a vagas do Quinto Constitucional.

A decisão foi tomada no plenário virtual, com base no voto divergente do ministro Flávio Dino. O julgamento deve se encerrar em 16 de maio, podendo ainda haver mudanças de voto ou pedidos para que a questão seja debatida no plenário físico.

Essa exigência é parte do provimento 102/04 do Conselho Federal da OAB e foi questionada na ADIn 6.810, proposta pelo ex-procurador-Geral da República, Augusto Aras. A maioria dos ministros entendeu que a restrição é legitimada e compatível com a natureza regional dos tribunais.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chelsea doa parte de prêmio do Mundial às famílias de Diogo Jota e André Silva

Em um ato de solidariedade e respeito, o Chelsea Football Club decidiu homenagear os jogadores Diogo Jota, do Liverpool, e seu irmão André...

Homem leva 3 tiros ao reagir a tentativa de roubo de aliança em Osasco

Na noite de quarta-feira, 13 de agosto, um homem de 38 anos se viu em meio a um susto em Osasco, na Região...

VÍDEO: Motociclista cai de viaduto na Av. Paralela após se desequilibrar e é atendido pela Samu

Na tarde desta quarta-feira, um incidente chocante ocorreu na Avenida Paralela, quando um motociclista perdeu o controle da sua moto e caiu de...