STJD aceita denúncia contra América-MG e Miguelito por injúria racial a Allano

Publicado:

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou na manhã desta terça-feira (6) a denúncia contra o América-MG e o meia Miguelito por injúria racial ao atacante Allano, do Operário-PR, durante a partida válida pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A data do julgamento ainda não foi definida. 

Miguelito foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios. A pena prevista inclui até 10 jogos de suspensão e multa de até R$ 100 mil. A Procuradoria do STJD também solicitou a suspensão preventiva do atleta até o julgamento, pedido que será avaliado pelo presidente do tribunal.

O América-MG, por sua vez, também foi denunciado por infringir o mesmo artigo, podendo ser punido com perda de mando de campo, perda de pontos e a obrigação de promover campanhas educativas contra o racismo.

Dois nomes foram incluídos como testemunhas no processo: o árbitro Alisson Sidnei Furtado, que aplicou o protocolo antirracista durante o jogo, e o volante Jacy, do Operário-PR, que presenciou a ofensa e acompanhou Allano na denúncia.

A Procuradoria ainda denunciou o Operário-PR por conduta inadequada da torcida, com base no artigo 213, inciso II, do CBJD. Um torcedor foi acusado de cuspir e jogar bebida em jogadores do América-MG. O clube informou que o indivíduo foi identificado e retirado pela polícia.

O episódio aconteceu aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Allano relatou ter sido chamado de “preto do c***” por Miguelito. O árbitro paralisou o jogo por 15 minutos e registrou o caso na súmula. Após a partida, os envolvidos foram levados à delegacia, e Miguelito foi preso em flagrante com base na Lei nº 7.716/89. Ele foi solto nesta segunda-feira (5) e responderá ao processo em liberdade.

A Polícia Civil continua investigando o caso e solicitou as imagens da transmissão do jogo para análise. O Ministério Público também pode apresentar denúncia criminal contra o jogador.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Clínica do DF é acusada de maus-tratos: “É 100% cultura manicomial”

O desaparecimento de duas jovens de uma clínica de reabilitação em Brazlândia, no Distrito Federal, acendeu um alerta sobre as condições de tratamento...

Polícia Militar recupera veículo com placa adulterada no Horto Bela Vista

Na tarde desta sexta-feira (18), a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional, realizou uma ação significativa no...

Mentor de chacina e de assassinato de jogador de futebol é preso

Fernando dos Santos Souza, conhecido como “Boquinha” e “Mano Zé”, foi finalmente capturado em Cuiabá. Considerado um dos criminosos mais perigosos do Mato...