Miled Cussa Filho, superintendente da Codevasf em Juazeiro, foi exonerado um dia após enviar ofícios ao Ministério Público Federal (MPF) e à Controladoria-Geral da União (CGU) sobre uma investigação da estatal, conforme noticiado pelo UOL.
Ele denunciou suspeitas de fraude e superfaturamento em contratos de pavimentação, totalizando R$ 57 milhões, com a empresa Allpha Pavimentações. Essa empresa é alvo da Operação Overclean, que investiga desvios de verbas de emendas parlamentares no período de 2021 a 2024.
Além das irregularidades em contratos com a Codevasf, Cussa Filho mencionou convênios com a prefeitura de Campo Formoso, administrada por Elmo Nascimento, irmão do deputado federal Elmar Nascimento.
Segundo a reportagem, há indícios de direcionamento na contratação da Allpha, possivelmente mediante pagamento de propina. A Polícia Federal investiga o envolvimento de empresários e servidores no esquema fraudulento.
No dia seguinte ao envio dos ofícios, em 9 de maio, Cussa Filho foi exonerado pelo presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, que foi indicado por Elmar. A estatal afirmou que a demissão não foi por retaliação, mas uma “precaução para ampliar garantias de transparência e integridade.”
A prefeitura de Campo Formoso, a Allpha e outros investigados não responderam. Elmar Nascimento negou qualquer irregularidade.
Comentários Facebook