TCDF: obras públicas do DF serão fiscalizadas com imagens de satélite

Publicado:

Joel Rodrigues/Agência Brasília

Obra - Metrópoles
1 de 1 Obra – Metrópoles

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) firmou uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para fiscalizar obras públicas no DF usando imagens de satélite.

O acordo, assinado pelo presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, e o ministro Ricardo Lewandowski, visa implementar o Programa Brasil M.A.I.S. (Meio Ambiente Integrado e Seguro).

“Queremos garantir que o dinheiro público seja bem aplicado. E, para isso, vamos tornar as fiscalizações ainda mais eficientes e com menor custo”, destacou Manoel de Andrade.

Coordenado pela Polícia Federal (PF), o programa disponibiliza imagens de satélite e avançadas ferramentas geoespaciais.

Os auditores do TCDF poderão monitorar extensas áreas em alta resolução, facilitando o acompanhamento remoto de locais de difícil acesso.

As imagens de satélite ajudarão na fiscalização de:

  • Grandes obras públicas;
  • Mapeamento da infraestrutura urbana e rural;
  • Análise da expansão de áreas metropolitanas;
  • Identificação de ocupações irregulares e modificações do solo.

Essa iniciativa promete reduzir a necessidade de vistorias presenciais, diminuindo custos operacionais e permitindo auditorias mais frequentes e eficazes.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel mata 123 pessoas após “incursões agressivas” em Gaza, diz Hamas

O cenário de violência em Gaza é alarmante. Nesta quarta-feira, o Exército israelense intensificou suas operações, resultando na morte de ao menos 123...

Torcedores do Fortaleza brigam após jogo na Libertadores. Assista

Após o emocionante empate sem gols entre Fortaleza e Vélez Sarsfield nas oitavas de final da Libertadores, um episódio indesejado tomou conta do...

Seguindo Judiciário e TCU, Câmara quer novo “penduricalho” próprio

O Tribunal de Contas da União (TCU), responsável por fiscalizar a aplicação dos recursos públicos federais, pode em breve conquistar um novo benefício:...