A função “loja” do TikTok foi lançada no Brasil, permitindo que usuários comprem produtos diretamente de links em vídeos a partir desta quinta-feira (8). Essa novidade chega ao país, que possui um extenso público na plataforma, ampliando a experiência de compra.
A implementação da função será gradual. Varejistas como C&A, Riachuelo, Natura, O Boticário, L’Oréal e Huawei já estão preparadas para essa nova fase. A loja também fará parte de sessões de vendas ao vivo (live shops), onde produtos poderão ser adquiridos por meio de tags que aparecem na tela durante as transmissões.
Um relatório do Santander destaca que a chegada do TikTok Shop representa uma oportunidade significativa para o setor de e-commerce, prevendo que a plataforma pode capturar de 5% a 9% do comércio eletrônico brasileiro até 2028, gerando até R$ 39 bilhões em volume bruto de mercadorias, especialmente nos segmentos de moda e beleza.
Paulo Correa, presidente da C&A Brasil, enfatizou a importância de estar presente na plataforma, que possibilita conectar com consumidores e mostrar tendências. O TikTok também ressalta que a nova ferramenta fortalecerá economias locais, ajudando empresas de diversos tamanhos a expandirem seus negócios.
O TikTok receberá uma comissão sobre as vendas realizadas, embora o percentual não tenha sido revelado. Além disso, a rede social planeja oferecer uma plataforma de aprendizado online para auxiliar os usuários no processo de vendas.
Com essa nova ferramenta, o TikTok conecta criadores a vendedores por meio do marketing de produtos, permitindo que criadores monetizem sua criatividade enquanto promovem itens em vídeos e transmissões ao vivo.
Enquanto isso, os escritórios globais da empresa, incluindo um em São Paulo, apontam para a crescente infraestrutura da plataforma em várias cidades ao redor do mundo.
Comentários Facebook