TRANSPORTE AÉREO: movimentação de passageiros no Brasil supera em 4% período pré-pandemia

Publicado:

Nos primeiros quatro meses de 2025, o transporte aéreo no Brasil alcançou a incrível marca de 4% a mais de passageiros em comparação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia. Este dado encorajador foi revelado no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) estima que, até o final deste ano, mais de 123 milhões de passageiros transitam pelos aeroportos brasileiros, estabelecendo um novo recorde histórico. Esse crescimento é um claro reflexo da retomada econômica e da confiança crescente dos brasileiros em viajar.

De acordo com o ministro Sílvio Costa Filho, esses números não apenas evidenciam o aumento da capacidade financeira dos cidadãos, mas também o fortalecimento da economia nacional. “Estamos com o menor índice de desemprego da história e prevemos um PIB crescendo acima de 2%. Nossa infraestrutura portuária está sendo modernizada, aprimorando o conforto dos passageiros e preparando nossas cidades para um futuro promissor”, ressalta.

Voos internacionais e domésticos

O crescimento na movimentação de passageiros se reflete tanto nos voos internacionais quanto nos domésticos. Até abril, os voos internacionais registraram 9,5 milhões de passageiros, um aumento de 15% em relação a 2019. Já os voos domésticos chegaram a 31,6 milhões, apresentando um leve aumento de 0,7% em comparação ao mesmo período pré-pandemia.

Movimentação de passageiro em abril

Em abril de 2025, foram processados 7,9 milhões de passageiros no mercado doméstico e 2,1 milhões no internacional, totalizando cerca de 10 milhões de pessoas. Essa quantidade representa um aumento de 9,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Notavelmente, o mercado internacional superou pela primeira vez a barreira de 2 milhões de passageiros em abril, desde o começo da série histórica em 2000. O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, destaca que “o crescimento expressivo no fluxo internacional demonstra a evolução contínua da aviação civil brasileira, estimulando nossos esforços para aprimorar a infraestrutura e apoiar o setor”.

Movimentação de carga

Além dos passageiros, a movimentação de carga aérea também apresentou números positivos. Nos primeiros quatro meses do ano, foram registradas 437 mil toneladas, um volume superior ao período anterior à pandemia, que foi de 386 mil toneladas. Em abril, a carga transportada em voos internacionais alcançou 74,8 mil toneladas, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Contudo, a carga doméstica caiu para 35,9 mil toneladas, refletindo uma diminuição de 12,5% comparado a abril de 2024.

Esses dados são um panorama do crescente dinamismo do setor aéreo no Brasil. Queremos saber sua opinião: você já notou essa mudança na aviação brasileira? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências! Estamos curiosos para ouvir você!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

De olho na reeleição, Lula cobra lealdade de ministros do Centrão

SOB PRESSÃO Presidente projeta adversário em Tarcísio de Freitas Por Redação 27/08/2025 - 7:13 h Reunião ministerial foi realizada na terça-feira, 26 - Foto: Ricardo Stuckert /...

A Fazenda 17: Record volta atrás e priva Adriane Galisteu de vexame

Saiba detalhes Nova edição de 'A Fazenda' estreia em 15 de setembro na Record Lucas Mascarenhas • 27/08/2025 às 6:41 - há XX semanas iBahia no...

Bahia aposta em bom retrospecto em casa para avançar na Copa do Brasil

HISTÓRICO Tricolor Tem 75% de Chance de Avançar com Vitória em Casa Por Lucas Vilas Boas Jean Lucas e Martinelli em disputa na Arena Fonte Nova...