O presidente dos EUA, Donald Trump, revelou na sexta-feira (16) que o Irã possui uma proposta americana em relação ao seu acelerado programa nuclear, enquanto as negociações entre os dois países prosseguem. “Eles têm uma proposta”, afirmou Trump, ressaltando a necessidade de ação rápida, “ou algo ruim vai acontecer.” Esse é o primeiro reconhecimento de Trump sobre uma proposta americana a Teerã, após várias rodadas de conversas entre o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi. As discussões agora envolvem “especialistas”, indicando que ambos os lados buscam um acordo sobre os detalhes do potencial entendimento.
Trump fez esses comentários a bordo do Air Force One, ao final de sua visita aos Emirados Árabes Unidos, a última escala de sua turnê por três países do Oriente Médio. O presidente não entrou em detalhes sobre o conteúdo da proposta, e o Irã não confirmou essa informação de imediato. Na quinta-feira (15), Araghchi declarou a jornalistas na Feira Internacional do Livro de Teerã que o Irã ainda não havia recebido proposta dos EUA.
Além disso, Araghchi criticou o que chamou de declarações conflitantes e inconsistentes do governo Trump, interpretando-as como um sinal de desordem em Washington ou como parte de uma estratégia de negociação calculada.
Comentários Facebook