Em meio ao cenário tenso da guerra na Ucrânia, Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, não hesitou em criticar publicamente Vladimir Putin, chamando-o de “louco”. Em um post na plataforma Truth Social, Trump expressou sua preocupação com os recentes ataques da Rússia a cidades ucranianas, afirmando que qualquer tentativa de dominar toda a Ucrânia seria desastrosa para a Rússia. “Quando ele [Putin] busca toda a Ucrânia, ele se arrisca a provocar sua própria ruína”, declarou Trump.
Embora Trump tenha sempre sustentado um bom relacionamento com o líder russo, seu tom mudou drasticamente após ataques mais intensos, que resultaram na morte de 13 pessoas. Antes de embarcar em um voo oficial, Trump expressou sua insatisfação com as ações de Putin: “Não estou nada feliz com o que ele está fazendo. Está causando muita dor e sofrimento”, comentou, refletindo uma nova posição em relação ao Kremlin.
A crítica a Zelensky, presidente da Ucrânia, veio na mesma linha. Para Trump, as declarações do ucraniano estão criando mais problemas do que soluções. “Tudo o que sai da boca dele causa problemas, e é melhor parar”, disparou, demonstrando uma visão crítica sobre a estratégia de comunicação de Zelensky em tempos de crise.
Os ataques vigentes vieram logo após uma troca significativa de prisioneiros entre Rússia e Ucrânia, destacando a urgência de um cessar-fogo que parece distante. Trump reafirmou a necessidade de impor novas sanções contra a Rússia, considerando-as essenciais para responder aos recentes atos de agressão. “Devemos fazer algo para conter essa situação”, concluiu, ao mencionar uma conversa de duas horas que teve com Putin, onde discutiram a possibilidade de negociações de paz.
Comentários Facebook