O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), afirmou, neste domingo (4), que as tarifas atuais, de 145% aplicadas sobre importações da China, deverão ser reduzidas “em algum momento”. A declaração foi dada em entrevista à NBC News, quando foi questionado sobre a possibilidade de cortar os tributos. “Por que eu faria isso?”, respondeu inicialmente o republicano, sugerindo que as tarifas têm dificultado os negócios com o líder chinês, Xi Jinping.
Apesar da resposta evasiva, Trump indicou que Pequim tem interesse em manter as relações comerciais com Washington, destacando que a economia chinesa estaria em colapso. O presidente norte-americano tem dado sinais recentes de flexibilização nas políticas de taxação internacional.
Durante uma entrevista anterior, concedida em 22 de abril no Salão Oval, Trump afirmou que os altos impostos sobre produtos chineses poderão ser “substancialmente” reduzidos, embora tenha descartado a possibilidade de eliminá-los por completo. Segundo ele, os Estados Unidos atravessam uma fase de “transição” nas relações comerciais com a China, e a meta é construir um novo acordo entre os dois países.
Comentários Facebook