Veja as causas e o tratamento para a gordura no fígado

Publicado:

Getty Images

Ilustração de fígado inflamado. Metrópoles
1 de 1 Ilustração de fígado inflamado. Metrópoles – Foto: Getty Images

A gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática, é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura nas células desse órgão vital. Inicialmente assintomática, essa condição pode evoluir para doenças sérias, como hepatite gordurosa, fibrose e cirrose.

Embora alarmante, a boa notícia é que, na maioria dos casos, a esteatose é reversível. Mudanças no estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, redução de peso e a prática de exercícios físicos, são fundamentais para o tratamento eficaz.

Conforme ressalta o cirurgião gástrico Adolfo Cezar Rodrigues Chang, do Hospital Evangélico de Sorocaba, o principal fator que contribui para essa condição é o desequilíbrio entre a alimentação e a atividade física. “Seja ela de origem alcoólica ou não, a gordura no fígado pode resultar em inflamação e, eventualmente, em cirrose hepática”, explica.

“A prevenção e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações futuras e promover uma vida saudável”, complementa o especialista.

Você tem preocupações sobre a saúde do seu fígado? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários. Juntos, podemos aprender mais sobre como cuidar do nosso corpo!

“`

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso de intolerância contra terreiro em Brumado é remetido para Justiça estadual

Um caso alarmante de intolerância religiosa em Brumado, no Sertão Produtivo da Bahia, agora avança para a Justiça estadual. O incidente envolve a...

Anvisa proíbe venda de xaropes e suplementos alimentares; saiba quais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma forte medida de proteção à saúde pública ao suspender a venda de cinco produtos,...

A Antena 1, advogado Rodrigo Moraes relembra quando poeta baiano falsificou acusação de plágio contra Skank

Durante uma entrevista à Antena 1, o advogado especializado em propriedade intelectual, Rodrigo Moraes, reavivou um dos casos mais intrigantes da música brasileira:...