O vereador de Caxias do Sul (RS), Sandro Fantinel (PL), recebeu uma condenação de R$ 100 mil por declarações preconceituosas sobre a cultura baiana proferidas durante uma sessão da Câmara Municipal em 2023. Ele afirmou que a “única cultura” do povo da Bahia seria “viver na praia e tocar tambor”, um comentário realizado após uma operação da Polícia Rodoviária Federal que resgatou trabalhadores explorados em vinícolas no interior do Rio Grande do Sul.
A sentença originou-se de ações civis públicas do Ministério Público Federal (MPF), MP-RS e entidades relacionadas. O valor da indenização será destinado a um fundo público que apoia ações coletivas, gerido por conselhos, o MPF e representantes da sociedade civil.
Conforme o texto da ação, “as ideias manifestadas pelo vereador refletem o pensamento de parte significativa da população local, agravando sua culpa por ser um representante que deveria ser um exemplo de cidadania”.
CONTRATA ARGENTINOS
O vereador não limitou sua crítica à cultura baiana, sugerindo ainda que empresários deveriam optar por não contratar baianos, insinuando que argentinos seriam “mais limpos” que o povo da Bahia.
“Agricultores, produtores, empresas agrícolas que estão me acompanhando, eu aconselho: não contratem mais aquela gente de lá. Vamos criar uma linha e contratar os argentinos. Os agricultores que têm argentinos só elogiam. Eles são limpos, trabalhadores, respeitam horários, mantêm a integridade e até agradecem ao patrão ao se despedir”, declarou.
Veja a fala:
Comentários Facebook