Xi Jinping se juntará a Lula em visita à Rússia a convite de Putin

Publicado:

O Kremlin anunciou neste domingo (4/5) que o presidente da China, Xi Jinping, fará uma visita oficial à Rússia de 7 a 10 de maio, a convite do presidente Vladimir Putin. O líder chinês vai participar, junto com outros 20 líderes mundiais, das celebrações formais que marcam o 80º aniversário do Dia da Vitória em Moscou, em 9 de maio. A data celebra a rendição das tropas da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

“As conversações bilaterais que serão realizadas durante a visita se concentrarão nos aspectos centrais do avanço das relações Rússia-China, em termos de parceria abrangente e cooperação estratégica, bem como em questões urgentes das agendas internacional e regional”, informou o Kremlin.

Leia também

Além disso, os dois líderes assinarão diversos documentos bilaterais, disse o governo russo, sem especificar temas.

Esta é a terceira visita de Xi à Rússia desde o início da guerra com a Ucrânia, em fevereiro de 2022. A última aconteceu em setembro de 2024. Já Putin visitou Pequim duas vezes: uma em outubro de 2023 e outra em maio de 2024.

GettyImages 1182167704

logo metropoles branca

GettyImages 1182167704

1 de 6

Putin e Xi Jinping

Mikhail Svetlov/Getty Images

GettyImages 1182167713

2 de 6

Aliado da Rússia, o presidente chinês Xi Jinping não se pronunciou sobre a crise

Mikhail Svetlov/Getty Images

GettyImages 1182167675

3 de 6

Mikhail Svetlov/Getty Images

Xi Jinping e Putin

4 de 6

China nega que pediu à Rússia para adiar invasão à Ucrânia até o fim das Olimpíadas

Getty Images

GettyImages 1031264942

5 de 6

Presidente russo, Vladimir Putin e o presidente da China, Xi Jinping

GettyImages

APF20170704004

6 de 6

SERGEI ILNITSKY/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Lula também vai à Rússia e à China

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também vai participar das comemorações do Dia da Vitória em Moscou. A visita foi interpretada como um gesto de apoio ao governo de Vladimir Putin, em meio à guerra na Ucrânia.

Janja mostra desembarque em Moscou e visita ao Kremlin

O embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, chegou a convidar o presidente brasileiro para uma visita ao país de Volodymyr Zelensky. No entanto, o governo Lula aguarda um convite formal das autoridades ucranianas.

No sábado (10/5), o presidente Lula e sua comitiva deixam a Rússia e seguem para a China, onde o chefe do Executivo participa do encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Pequim. Essa visita ao país asiático ocorre diante da escalada da guerra tarifária entre China e EUA. Os dois países se impuseram tarifas mútuas (145% e 125%, respectivamente).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Congresso, assembleias e câmaras alienados (Eduardo Fernandez Silva)

Em um cenário político em que a distância entre representantes e representados se torna cada vez mais preocupante, é alarmante perceber que o...

Suspeito de assassinar gari está preso com filho que matou professora

Na manhã de um dia comum, três vidas se entrelaçam em um cenário de tragédia. Renê da Silva Nogueira Júnior, um empresário de...

Planalto vê um motivo para críticas recentes de Tarcísio a Lula

Os recentes comentários do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, direcionados ao presidente Lula, têm gerado discussões no Palácio do Planalto. Assessores...