Zelensky aceita proposta de Putin para negociar paz na Turquia

Publicado:

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou, neste domingo (11), a aceitação de uma proposta do presidente russo, Vladimir Putin, para iniciar negociações diretas de paz. O encontro ocorrerá em Istanbul, na Turquia, no dia 15 de maio, sendo esta a primeira interação significativa entre os dois líderes desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, que resultou no maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Apesar do progresso, Zelensky condicionou sua participação a um cessar-fogo total e imediato. Em sua publicação na rede X, o presidente ucraniano afirmou: “Esperamos que a Rússia confirme uma trégua total, duradoura e confiável a partir de amanhã, 12 de maio. Não há razão para prolongar as mortes. Estarei esperando por Putin na Turquia.”

Putin também demonstrou disposição para retomar as conversas “sem quaisquer pré-condições” e agradeceu aos mediadores, incluindo países como China, Brasil e Estados Unidos. Ele declarou que a decisão agora cabe à Ucrânia e seus aliados.

A proposta russa ocorre sob pressão internacional crescente. Neste sábado (10), líderes europeus, entre eles Emmanuel Macron e Donald Tusk, se reuniram com Zelensky em Kiev, demandando um cessar-fogo incondicional de 30 dias, sob a ameaça de novas sanções à Rússia.

Nos Estados Unidos, o ex-presidente Donald Trump também apoiou a proposta e pediu uma resposta celere de Kiev. “A Ucrânia deve aceitar imediatamente. Façam a reunião agora”, escreveu em sua rede Truth Social, acrescentando que, mesmo sem um acordo imediato, o encontro ajudará o Ocidente a se preparar para os próximos passos.

Entretanto, novas hostilidades foram relatadas, com ataques russos a Kiev resultando em ferimentos. Moscou acusou a Ucrânia de infringir uma trégua anterior, alegando ataques com drones e mísseis em seu território.

O papa Leão XIV também se posicionou pela paz durante sua bênção dominical na Praça de São Pedro, fazendo um apelo por negociações para uma “paz autêntica, justa e duradoura”.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Xi diz a Lula que China e Brasil podem dar exemplo de ‘autossuficiência’ no Sul Global

Na última terça-feira, durante uma conversa telefonema, o presidente da China, Xi Jinping, enfatizou ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que...

Explosões em mina de carvão nos EUA deixa feridos

Uma série de explosões devastadoras na mina de carvão Clairton Coke Works, localizada na Pensilvânia, deixou várias pessoas feridas e gerou grande preocupação...

Príncipe Harry e Meghan Markle renovam contrato com a Netflix, mas com condições mais limitadas

O Príncipe Harry e Meghan Markle estão prontos para um novo capítulo com a Netflix, apesar de um acordo renovado que impõe condições...