Morre o escritor, jornalista e professor Leonardo Valente aos 50 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Neste domingo, 8 de outubro, o mundo literário e acadêmico perdeu uma de suas vozes mais vibrantes. O escritor, jornalista e professor Leonardo Valente partiu aos 50 anos, e a notícia foi compartilhada por seus familiares nas redes sociais: “Nosso amado Léo se foi neste domingo. Em breve, a família dará mais informações sobre data e horário do velório. Descanse em paz, Leo! Te amamos!”.

Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Valente teve uma trajetória repleta de reflexões profundas e críticas sociais, que se refletem em suas obras. Com um doutorado em Ciência Política, ele não só lecionou no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como também foi seu diretor, moldando mentes e incutindo um espírito crítico em seus alunos.

Com a formação em Jornalismo, Valente teve uma década de experiências na imprensa, mas logo se dedicou integralmente ao mundo acadêmico e literário. Ao longo de sua carreira, lançou seis livros, entre eles, o mais recente, Relicário de cuspes (2023). O destaque de sua obra, Criogenia de D. ou manifesto pelos prazeres perdidos (2021), foi traduzido para o inglês e espanhol, alcançando leitores em cinco países e até ganhando uma adaptação teatral com a renomada Tânia Alves.

Seus outros trabalhos incluem Charlotte Tábua Rasa (2016), Apoteose (2018), e O Beijo da Pombagira (2019), que foi finalista do Prêmio Rio de Literatura. Em 2020, recebeu o Prêmio Júlia Lopes da União Brasileira de Escritores por Calote, e também organizou a coletânea Antifascistas, que reuniu vozes de diferentes países de língua portuguesa.

Leonardo Valente se destacou por seu estilo provocador e experimental. Ele encarava a escrita como um ato de liberdade e lutava pela democratização do acesso à leitura, defendendo a importância de um mercado editorial independente e da formação de novos leitores no Brasil. Seu legado continuará a inspirar muitos, e sua ausência será sentida profundamente.

Qual é a sua lembrança favorita de Leonardo Valente ou qual obra dele mais impactou você? Compartilhe suas memórias nos comentários e vamos celebrar a vida desse grande autor juntos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A emocionante carta aberta de Mariana Rios ao filho, Palo

Na reta final da gestação, a atriz Mariana Rios revelou, por meio de uma carta aberta ao filho Palo — fruto de seu...

Ivete Sangalo fala sobre saudade de Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil em show em Salvador

Em participação no show de Gilberto Gil em Salvador, no último sábado (20), Ivete Sangalo desabafou, nos...

Virginia diz que vai passar o Natal longe dos filhos e causa revolta

A controvérsia ganhou as redes quando a influenciadora Virginia Fonseca anunciou que passará o Natal longe da família pela primeira vez. À frente...