Trump envia Guarda Nacional para conter protestos pró-imigração em LA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um movimento ousado, o presidente Donald Trump determinou o envio de 2 mil membros da Guarda Nacional para Los Angeles, em resposta aos protestos contra sua polêmica política de imigração. A decisão veio após uma série de confrontos, onde manifestantes atacaram agentes federais durante uma operação de deportação.

Protestos em Los Angeles contra a ação de agentes de imigração
Protestos em Los Angeles contra a ação de agentes de imigração – Foto: Jon Putman/Anadolu via Getty Images

A Casa Branca emitiu um comunicado afirmando que “multidões violentas atacaram” as forças de segurança durante as operações. O presidente não hesitou em responsabilizar os líderes democratas da Califórnia, alegando que eles falharam em proteger seus cidadãos: “Diante dessa violência, as autoridades locais abdicaram de suas responsabilidades”, disse Trump em nota.

“É por isso que o presidente Trump assinou um Memorando Presidencial mobilizando 2.000 membros da Guarda Nacional para combater a ilegalidade que se agravou”, complementou o informe.

A decisão, no entanto, recebeu críticas de figuras políticas, incluindo o governador da Califórnia, Gavin Newsom. Em uma postagem no X, ele descreveu a movimentação como “deliberadamente inflamatória”, sugerindo que a ação exacerbava ainda mais a tensão já instalada.

Os conflitos que deram origem a essa mobilização começaram na sexta-feira (6/6). O Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA informou que as operações resultaram na prisão de 118 estrangeiros ao longo da semana. A situação em Los Angeles revela não apenas as divisões políticas, mas também as intensas emoções de uma comunidade impactada por decisões controversas.

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Master: novo encontro de Mendonça com a PF está marcado para segunda

Novo encontro do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), com investigadores da Polícia Federal está marcado para esta segunda-feira (23/2). Esta será...

Fábio Mota nega termo ofensivo contra Lucas Braga e promete ir à justiça: “Tomaremos providências contra essa fake news”

Antes do duelo contra o Galícia, pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Baiano de 2026, que aconece neste domingo (22), no Barradão,...

Delegado ferido por Roberto Jefferson assume chefia na PF

O delegado da Polícia Federal (PF) Marcelo André Cortes Villela, ferido durante operação contra Roberto Jefferson em 2022,  que reagiu com disparos de fuzil...