Por que tantos incêndios em casas na Bahia? Especialistas explicam

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


EVITÁVEIS

Estado teve 1.819 incêndios em edificações em 2024

Por Madson Souza

11/06/2025 – 6:10 h

Incêndio de casarão no Santo Antônio, em Salvador em fevereiro deste ano; destruição de patrimônio é  uma das consequências graves

Incêndio de casarão no Santo Antônio, em Salvador em fevereiro deste ano; destruição de patrimônio é uma das consequências graves –

Em 2024, a Bahia registrou 1.819 incêndios em edificações segundo o Corpo de Bombeiros, com residências respondendo por 56% desse número. Esse alarmante cenário é, segundo especialistas, em grande parte evitável. O soldado Rosário, do Corpo de Bombeiros, alerta que a negligência e a falta de conhecimento acerca dos cuidados com a segurança são fatores preponderantes.

Um caso emblemático foi o incêndio que devastou um casarão no bairro do Santo Antônio, em Salvador, que pegou fogo por impressionantes 25 horas. Além das vidas ameaçadas, esses incidentes também comprometem o patrimônio histórico da Bahia, um bem cultural inestimável.

As principais causas dos incêndios residenciais em 2024 foram os curtos-circuitos, muitas vezes provocados por instalações elétricas inadequadas ou obsoletas. O engenheiro de segurança Alexandre Mitidieri, da Kidde Global Solutions, explica que os curtos-circuitos ocorrem pelo superaquecimento de tomadas e equipamentos, geralmente causados pelo uso excessivo de extensões e benjamins.

Outras causas identificadas incluem:

  • Baixa qualidade dos equipamentos;
  • Falta de sistemas de proteção contra incêndios;
  • Manutenção deficiente;
  • Uso inadequado de carregadores de celular;
  • Aquecedores;
  • Extensões e benjamins;
  • Descarte de bitucas de cigarro em locais impróprios.

Além disso, os incêndios relacionados ao gás de cozinha resultaram em 312 ocorrências no ano passado. O soldado Rosário ressalta que muitos não compreendem as necessidades básicas de instalação e segurança, como a manutenção adequada das mangueiras e o prazo de validade dos botijões, que deve ser de cinco anos, mas frequentemente se estende por muito mais tempo, aumentando o risco de acidentes.

Após as residências, os estabelecimentos comerciais (319 ocorrências) e prédios privados (106) também figuram entre os locais de maior incidência de incêndios, totalizando 8.504 ocorrências no estado em 2024, que deixaram 7.581 vítimas. Os danos não se limitam a queimaduras; as vítimas enfrentam riscos de intoxicação, fraturas e traumas psicológicos duradouros.

O engenheiro Mitidieri enfatiza a importância da prevenção: “Os danos são muitas vezes irreversíveis, impactando profundamente a autoestima das pessoas afetadas por incêndios. É crucial que todos adotem medidas de segurança para evitar tragédias.”

No panorama dos incêndios em 2024, também houve 3.952 ocorrências em vegetações, 757 em veículos e 118 florestais, demonstrando a urgência de uma abordagem proativa em relação à segurança contra incêndios na Bahia.

Compartilhe essa mensagem e ajude a conscientizar mais pessoas sobre a prevenção de incêndios. Quais medidas de segurança você adota em sua casa? Vamos trocar ideias nos comentários!

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Réveillon do Rio Janeiro é reconhecido como o maior do mundo pelo Guinness Book

Rio de Janeiro recebe o Réveillon mais disputado do mundo, segundo o Guinness World Records. O reconhecimento ocorreu após a análise de critérios...

Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia

Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia Sete pessoas foram Internadas na segunda-feira (29) em Ribeira do Pombal, interior...

Serviços online do Bradesco apresentam falhas nesta terça-feira, dizem clientes

Falhas nos canais digitais do Bradesco foram relatadas nesta terça-feira, com usuários comentando Pix não funciona, aplicativo fora do ar e Bradesco Cartões...