TERESINA (PI): município registra mais de 2,3 mil casos de dengue em 2025

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em 2025, Teresina registra mais de 2.300 casos prováveis de dengue, totalizando 2.338 casos até 7 de junho, segundo o Ministério da Saúde. Infelizmente, a cidade também contabiliza um óbito decorrente da doença, o que torna a situação ainda mais alarmante.

Como uma das 312 cidades alvo de iniciativas de combate à dengue, Teresina implanta medidas de prevenção que exigem o envolvimento de todos. É vital que os cidadãos estejam atentos aos focos do aedes aegypti e aos sintomas da dengue, colaborando para a redução dos casos.

Mariana Araújo, uma estudante de 20 anos, já enfrentou a dengue duas vezes, sendo a última experiência em abril. Durante o feriado da Semana Santa, ela sofreu com dores intensas no corpo e febre. “A minha família tem se esforçado para eliminar os focos do mosquito em casa”, compartilha ela.

A jovem tomou ações práticas para prevenir a proliferação do mosquito. “Evito água parada no quintal. Sempre que vejo uma vasilha velha, tiro ou jogo fora. Portanto, não deixo chance para que a chuva crie focos de água.” Essa conscientização é essencial para combatê-la.

Os sintomas da dengue, como febre, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, não devem ser ignorados. É essencial manter-se hidratado e buscar atendimento médico imediatamente. O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, ressalta a importância de procurar uma Unidade Básica de Saúde ao notar sintomas.

“As arboviroses, como a dengue, têm sintomas semelhantes. Portanto, se você sentir febre ou dor nas articulações, procure ajuda”, orienta. A hidratação e evitar a automedicação são fundamentais para a recuperação.

Este é um momento crítico para a saúde em Teresina. Vamos nos mobilizar para combater os focos e proteger nossa comunidade. Conte-nos: como você tem se prevenido contra a dengue? Compartilhe suas dicas nos comentários!

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...