Governo pede ao STF abertura de crédito extraordinário para ressarcir aposentados do INSS

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou uma importante iniciativa ao solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um crédito extraordinário, destinado ao ressarcimento de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afetados por descontos indevidos. O governo busca garantir que o montante necessário para essas indenizações não seja contabilizado nos limites de gastos previstos para 2025 e 2026, o que poderia comprometer outras áreas do orçamento.

Integrando essa solicitação à Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) protocolada pela Advocacia-Geral da União (AGU), o governo argumenta que a situação é semelhante a ações anteriores voltadas à recuperação financeira do Rio Grande do Sul e ao pagamento de precatórios. O Executivo ressalta a imprevisibilidade e o impacto significativo que esta questão representa na programação financeira do Estado.

No documento apresentado ao STF, a AGU enfatiza a necessidade urgente de garantir a rápida restituição aos segurados prejudicados. A ação pede que o Tribunal reconheça a excepcionalidade da situação, considerando os desdobramentos da investigação policial denominada Operação Sem Desconto. A proposta é que os recursos necessários para as reparações sejam provenientes de um crédito que não atenda aos limites impostos pela Lei Complementar 200/2023, mantenha-se fora do cálculo para cumprimento da meta prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nos anos em questão.

Além disso, o governo solicita que o ministro Dias Toffoli, já relator em outro caso similar de ressarcimento de aposentados, seja o responsável por essa nova solicitação, otimizando o processo e garantindo maior agilidade nas decisões necessárias para a reparação dos cidadãos afetados.

Que opinião você tem sobre esse pedido do governo? Acredita que as medidas vão realmente beneficiar os aposentados lesados? Compartilhe sua visão nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dólar fecha a R$ 5,35 com incertezas fiscais, e Ibovespa despenca com MP do IOF

O dólar à vista fechou em alta de 0,74%, cotado a R$ 5,3501, o maior valor de fechamento em mais de dez dias....

Governo Lula estuda tarifa zero no transporte público; Haddad diz que há estudos para melhor serviço

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou que o governo está realizando um levantamento detalhado do sistema de transporte público no Brasil. Essa...

OMC melhora previsões para comércio mundial em 2025

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou novas estimativas para o comércio global. O volume do mercado internacional deve crescer 2,4% em 2025....