Projeto de trem Salvador-Feira é apresentado a ministro; saiba detalhes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um passo significativo para a mobilidade na Bahia, um ambicioso projeto de ferrovia foi apresentado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta quinta-feira, 12. O deputado federal Zé Neto, acompanhado de representantes da TIC Bahia, como os empresários Osvaldo Ottan, Danilo Silva e o advogado Ronaldo Mendes, trouxe à Brasília uma proposta que promete transformar a conexão entre Salvador e Feira de Santana.

Com um investimento estimado de R$ 6,8 bilhões, o plano visa reduzir o tempo de viagem de 1 hora e 11 minutos para apenas 35 minutos, potencializando o transporte diário de até 85 mil passageiros. A linha, que se estende por 98 km, permitirá que os trens operem a velocidades de até 160 km/h, enquanto os vagões de carga circularão a 120 km/h, fator importante para o escoamento de produtos nos portos da Baía de Todos-os-Santos.

Além de encurtar distâncias, a nova ferrovia é uma solução para o contínuo congestionamento da BR-324. Com trens totalmente elétricos, o projeto não só promete eficiência no transporte, mas também contribuirá para a redução de acidentes e da emissão de gases poluentes. A TIC Bahia elaborou um traçado em bitola larga de 1.600 mm, com eletrificação de 25kV e um sistema de controle que assegura a alta velocidade, compatível com os principais corredores ferroviários do Brasil.

A proposta conta com 10 paradas estratégicas, começando em Águas Claras, Salvador, integrando-se ao Sistema Metroviário e ao VLT em construção na região. As estações incluirão localidades como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro, culminando em uma chegada eficiente em Feira de Santana, na Estação Noide Cerqueira e na Rodoferroviária Contorno.

Este projeto é mais do que uma melhoria de transporte; representa uma verdadeira revolução econômica. A TIC Bahia estima que a ferrovia pode gerar um impacto de R$ 73 bilhões na capital e em seu entorno, além de R$ 17,2 bilhões na região metropolitana de Feira, com benefícios diretos a mais de 6 milhões de habitantes. O faturamento previsto com o trem intercidades é de R$ 1,115 bilhão ao ano, com um fluxo robusto de 23 milhões de embarques anuais.

As implicações são vastas: desde o fortalecimento do polo portuário até o suporte às mais de 300 indústrias na região feirense. O projeto da TIC Bahia não apenas possibilita um novo patamar de mobilidade, mas também pavimenta o caminho para o crescimento econômico, conectando pessoas e oportunidades como nunca antes.

E você, o que pensa sobre essa nova proposta? Deixe seu comentário e participe dessa discussão sobre o futuro do transporte na Bahia!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária morre após acidente com Porsche em Balneário Camboriú

Aline Cristina Dalmolin, empresária de 40 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira após um grave acidente em Balneário Camboriú. O choque envolveu uma...

Em seis dias, mais de um milhão de pessoas solicitaram CNH pela plataforma

Com a flexibilização das exigências instituídas pela nova norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o processo para obtenção da CNH passa por...

Maurício Kubrusly é internado na UTI após sofrer queda na Bahia

Maurício Kubrusly, jornalista de 80 anos, foi internado na Santa Casa da Misericórdia de Itabuna, no sul da Bahia, após sofrer uma queda....