Irã dispara 3ª onda de mísseis em contra-ataque a Israel

Publicado:

O conflito entre Irã e Israel atinge novos níveis de tensão com o disparo da terceira onda de mísseis iranianos, ocorrida na madrugada de sábado (14/6) no horário local. As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram que os mísseis foram lançados diretamente do território iraniano. Para proteger a população, o Domo de Ferro, sofisticado sistema de defesa aérea israelense, foi ativado, e a recomendação é clara: busque abrigo imediatamente.

“O público está instruído a entrar em um espaço protegido e permanecer lá até novo aviso. A saída desse espaço só será permitida mediante ordem expressa. Continue seguindo as instruções do Comando da Frente Interna”, informa o comunicado das FDI.

A escalada de agressões começou na tarde de quinta-feira (12/6), quando Israel lançou um ataque inicial contra instalações nucleares no Irã, alegando que visava neutralizar uma ameaça iminente. A retaliação iraniana foi feroz, resultando em mísseis sendo disparados em direção a importantes cidades israelenses, como Tel Aviv e Jerusalém. O saldo, segundo o governo israelense, é alarmante: uma morte e mais de 60 feridos.

A resposta de Israel a esses ataques não tardou. De acordo com a agência estatal do Irã, o Aeroporto de Mehrabad, em Teerã, também foi alvo de mísseis israelenses. Embora não tenham sido reportados feridos, um incêndio significou o impacto dessa nova fase do conflito.

AREA destruida israel 1

logo metropoles branca

AREA destruida israel 1

1 de 4

Área destruída em Tel Aviv

Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images

ataque carro israel

2 de 4

Soldado com carro destruído em ataque ao fundo

Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images

atendimento vitima israel

3 de 4

Socorro a vítima em Tel Aviv

Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images

equipe DE socorro israel

4 de 4

Equipe de socorristas

Saeed Qaq/Anadolu via Getty Images

O embaixador do Irã na ONU, Amir Saeid Iravani, afirmou que os recentes ataques de Israel resultaram em 78 mortes e 320 feridos, apresentando dados alarmantes em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança. Israel, por sua vez, defende seus atos como uma medida preventiva, temendo que o programa nuclear do Irã leve à criação de armas atômicas, tornando o país mais vulnerável.

Essa situação crítica exige uma análise mais atenta e um diálogo efetivo para evitar um desfecho catastrófico. O que você pensa sobre a escalada desse conflito? Deixe seu comentário! Sua opinião é fundamental nesta discussão vital.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por descumprir medidas protetivas contra ex-namorada no Recôncavo Baiano

Agentes da polícia civil prenderam um jovem de 18 anos por descumprir medidas protetivas em relação a...

Suspeitos de receptação em fuga batem em viatura da GCM e um é preso

Um homem de 21 anos foi detido na manhã de quinta-feira, dia 13, em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo,...

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no caso da trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou uma maioria nesta sexta-feira para aceitar a denúncia...