Operação Bastilha mira comunicação ilegal de PMs custeados na Região Metropolitana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A terceira fase da ‘Operação Bastilha’ foi deflagrada nesta sexta-feira (13) para bloquear a possibilidade de qualquer comunicação ilegal de policiais militares presos nas unidades prisionais da Coordenação de Custódia Provisória, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, onde há 61 PMs presos. 

A ação foi realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em parceria com a Corregedoria da Polícia Militar, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Polícia Penal, com o apoio do Batalhão de Choque da PM-BA. 

Nesta terceira etapa, a Operação Bastilha aprofunda medidas de controle e fiscalização nas unidades de custódia provisória da Polícia Militar, com o objetivo de coibir a entrada e a utilização de objetos ilícitos por internos, incluindo itens que possam comprometer a segurança institucional, a integridade dos processos judiciais e a ordem pública.

A operação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), pelo Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) e pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), com o apoio da 9ª Promotoria de Justiça de Lauro de Freitas. 

Iniciada em agosto de 2024, a ‘Bastilha’ integra uma estratégia mais ampla de aprimoramento da segurança institucional e do sistema penitenciário baiano, reforçando a atuação preventiva e coordenada dos órgãos públicos na manutenção da legalidade e do funcionamento adequado das instituições de custódia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda rodada do Campeonato Carioca começa neste sábado. Veja jogos

Com partidas de Flamengo e Fluminense, a 2ª rodada do Campeonato Carioca se inicia neste sábado (17/1)

Governo abre inscrições do Bolsa Atleta para novo ciclo a partir de 19 de janeiro

O Governo Federal publicou, por meio do Ministério do Esporte, no Diário Oficial da União, o edital do Programa Bolsa Atleta que regulamenta a...

TJ-BA homologa licitação de serviços de TI no valor de R$ 1,63 milhão

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) homologou o resultado do Pregão Eletrônico nº 060/2025, destinado à contratação de serviços de suporte técnico especializado...