Irã considera “injustificável” manter negociações nucleares com os EUA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Irã, em meio a um cenário de tensões crescentes com Israel, declarou que não participará das negociações com os Estados Unidos sobre um potencial acordo nuclear. Essa decisão foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores do país, Abbas Araghchi, revelando um descontentamento profundo em relação à situação atual.

Desde a ascensão de Donald Trump ao poder, a contenção do programa nuclear iraniano tem sido uma das prioridades centrais da administração americana. Nos primeiros dias de seu mandato, Trump implantou uma política de “pressão máxima”, impingindo novas sanções a Teerã. As negociações indiretas iniciadas em abril deste ano visavam, entre outros objetivos, o levantamento dessas sanções, mas a falta de um consenso sobre os termos do acordo tem sido um entrave significativo. Enquanto os EUA exigem o fim do enriquecimento de urânio por parte do Irã, Teerã considera essa exigência inaceitável.

Vale lembrar que um acordo já havia sido firmado em 2015, mas Trump abandonou-o em 2018, intensificando as hostilidades entre as nações. O chanceler iraniano, apesar de manter diálogos com a União Europeia, criticou os ataques israelenses, atribuindo-os ao apoio dos EUA e, por isso, considera que continuar as negociações nesse contexto é “injustificável”.

A incerteza permeia a possibilidade de participação de Teerã nas novas reuniões agendadas para este domingo, em Omã. A situação foi ainda mais agravada por recentes operações militares israelenses, que resultaram em diversas fatalidades iranianas, enquanto Trump nega o envolvimento dos EUA nos ataques. Segundo relatos da mídia estatal iraniana, o número de mortes atingiu 78 e 320 feridos, enquanto o governo israelense reconheceu apenas três mortes em Tel Aviv como resultado de ações retaliatórias.

Essa complexa rede de relações internacionais e conflitos ideológicos continua a desafiar a paz na região. A sua opinião sobre a continuidade das negociações é muito importante. O que você acha sobre a posição do Irã? Compartilhe sua visão nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP de São Paulo denuncia Andrés Sanchez e pede ressarcimento de R$101 mil ao Corinthians

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) apresentou nesta sexta-feira (19) uma nova denúncia contra o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, acusado de...

Diretor administrativo da Codeba é alvo de medida protetiva por violência doméstica contra ex-esposa

O diretor administrativo e financeiro da Codeba, Leandro Sergio Pontes Gaudenzi, teve uma medida protetiva de violência doméstica concedida pela Justiça da Bahia...

Cemitério do crime: o plano brutal das facções para dizimar corpos

Cemitérios clandestinos movidos por facções criminosas têm sido usados para ocultar homicídios de rivais. O que era visto como exceção tornou-se rotina em...