STF lança 2ª edição do Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário; saiba mais

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou a segunda edição do Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, com o tema “Direitos Humanos e Tecnologia”. Essa oportunidade notável premiará os melhores trabalhos com um valor de R$ 5 mil, e as inscrições estão abertas de 12 a 30 de junho. A cerimônia de premiação está agendada para o dia 10 de setembro.

Podem ser submetidos trabalhos publicados entre 1º de fevereiro de 2024 e 31 de janeiro de 2025, que se alinhem a um dos dois eixos temáticos desta edição: direitos humanos, cidadania e meio ambiente; ou inteligência artificial, inclusão digital e desinformação.

Cada participante poderá inscrever um trabalho por eixo, escolhendo entre cinco categorias: jornalismo escrito (impresso ou online), vídeo, áudio, fotojornalismo e jornalismo regional. As diretrizes específicas sobre o formato das inscrições de acordo com cada categoria estão descritas no edital.

A avaliação dos trabalhos ficará a cargo de comissões julgadoras formadas por representantes da imprensa e da academia, além de ministros e integrantes da alta administração dos tribunais superiores. Os critérios de avaliação incluem a conexão com o tema, relevância para o Poder Judiciário e a sociedade, qualidade editorial, criatividade e originalidade. As reportagens serão pontuadas de 0 a 10, e, em caso de empate, a comissão responsável decidirá o desempate.

Esta iniciativa é uma colaboração entre o STF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Superior Tribunal Militar (STM), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho da Justiça Federal (CFJ). O prêmio visa estimular a produção de reportagens que iluminem o papel do Judiciário na promoção da cidadania, dos direitos humanos e da justiça social, reconhecendo a vital função da imprensa na mediação do debate público.

Participe e mostre seu talento! Quais temas você gostaria de explorar nessa edição? Deixe seu comentário e vamos trocar ideias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pastor é preso suspeito de abusar de mulheres com justificativa de ‘rituais de purificação’ em Mata de São João

Um pastor da Igreja Assembleia de Deus Trindade Santa foi preso nesta segunda-feira (15) pela Polícia Civil. Ele é acusado de abusos sexuais...

Apito de 3 mil anos achado no Egito pertenceu a guardas de tumba real

Arqueólogos revelaram a origem de um apito de 3,3 mil anos, descoberto em 2008 durante escavações em Akhetaton, atual Amarna, Egito. Essa antiga...

Juspod: Isabela Suarez e Georges Humbert destacam o papel do Brasil na sustentabilidade

Nos dias 14 e 15 de setembro, Salvador sediou o 3º Congresso de Direito e Sustentabilidade, no histórico Palacete Tira Chapéu. O evento,...