Rio São Francisco terá nova hidrovia ligando o Sudeste ao Nordeste, com impacto direto na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O majestoso rio São Francisco está prestes a se transformar em uma importante artéria de transporte, conectando o Sudeste ao Nordeste do Brasil. Com uma nova hidrovia que se estenderá de Pirapora, em Minas Gerais, até Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, esse projeto ambicioso visa alcançar uma navegação de 1.371 quilômetros. A expectativa é movimentar impressionantes cinco milhões de toneladas de diversas cargas.

Entre as riquezas que fluirão pelas suas águas estão insumos agrícolas, grãos, calcário, gesso, e muito mais. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância estratégica dessa hidrovia para o desenvolvimento regional. Em breve, será assinado um acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que assumirá a liderança na condução das obras, dando início a uma série de estudos técnicos.

O trajeto do Velho Chico abrange um vasto território, perfazendo 505 municípios e envolvendo diretamente mais de 11,4 milhões de brasileiros. O projeto está dividido em três etapas. A primeira se concentrará em um trecho de 604 quilômetros, incluindo Juazeiro, Petrolina, e Ibotirama, na Bahia, otimizando o escoamento por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias.

A segunda fase cobrirá 172 quilômetros, ligando Ibotirama a portos estratégicos como Ilhéus, enquanto a terceira estenderá a hidrovia por mais 670 quilômetros até Pirapora. Além disso, o governo federal está comprometido em ampliar a navegabilidade nas hidrovias brasileiras, realizando dragagens no rio São Francisco e no Tapajós, além de manter as hidrovias dos rios Madeira, Parnaíba e Paraguai.

Atualmente, o Brasil dispõe de 12 mil quilômetros de hidrovias navegáveis, com um potencial reconhecido de expansão para 42 mil quilômetros, segundo informações do Ministério de Portos e Aeroportos. Essa é uma oportunidade única para fortalecer a economia e conectar regiões com grande potencial de desenvolvimento. O que você acha dessa nova hidrovia? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo da Bahia tem planos de proteção para aeródromos em Bom Jesus da Lapa e Itapicuru

Nesta segunda-feira, a Bahia publicou portarias que criam planos de proteção para aeródromos no interior do estado, em Bom Jesus da Lapa e...

Jovem é esfaqueado após se recusar a pagar aposta de R$ 100 em Serrinha

Resumo SEO: Um homem de 24 anos foi esfaqueado neste domingo no povoado de Mombaça de Dó, na zona rural de Serrinha, Bahia,...

Enamed: 12 cursos de Medicina na Bahia ficam abaixo da média e podem ser penalizados; veja lista

Doze cursos de Medicina na Bahia receberam nota 2 no Enamed 2025, segundo o Ministério da Educação (MEC). Os dados foram divulgados nesta...