Governo federal anuncia hidrovia estratégica no rio São Francisco para transporte de cargas que passa por Juazeiro; entenda

Publicado:

Uma nova era se desponta para o Rio São Francisco, que em breve abrigará uma hidrovia estratégica, ligando o interior de Minas Gerais ao Nordeste, com um destaque especial para Juazeiro. Esse projeto ambicioso, anunciado pelo governo federal, promete explorar os 1.371 km navegáveis do famoso “Velho Chico”, com a expectativa de movimentar até cinco milhões de toneladas de cargas ao longo do ano.

A nova hidrovia não será apenas uma nova via de transporte; ela representa um verdadeiro impulso para a economia da região. Entre os produtos que serão transportados estão insumos agrícolas, gesso, calcário, grãos, bebidas, minério e sal. O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, enfatizou a importância desse projeto para o desenvolvimento local e anunciou que, em breve, será assinada a delegação das obras à Companhia das Docas do Estado da Bahia.

O impacto dessa hidrovia será profundo, já que o Rio São Francisco percorre diversos estados, incluindo Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Ele toca a vida de 505 municípios e mais de 11,4 milhões de pessoas. Para garantir o sucesso desse projeto, uma série de etapas está planejada.

A primeira etapa concentrará esforços em um trecho de 604 quilômetros navegáveis, de Juazeiro a Petrolina, incluindo Sobradinho e Ibotirama. As cargas poderão então ser escoadas pelas rodovias rumo ao Porto de Aratu-Candeias. Na segunda fase, o projeto se expandirá para 172 quilômetros entre Ibotirama e os municípios de Bom Jesus da Lapa e Cariacá, criando conexões via malha ferroviária até os portos de Ilhéus e Aratu-Candeias. A terceira fase ainda ampliará a hidrovia com mais 670 quilômetros, ligando Bom Jesus da Lapa e Cariacá a Pirapora, em Minas Gerais.

Além disso, o governo federal já iniciou investimentos para incrementar a navegabilidade nas hidrovias do Brasil, com dragagens planejadas para 2023 nas hidrovias do Tapajós e do São Francisco, além de manutenções em outras importantes vias fluviais. O Ministério de Portos e Aeroportos estima que o Brasil possui um potencial navegável de até 42 mil km, com apenas 12 mil km atualmente em uso.

Essa iniciativa é um convite à transformação econômica da região e à otimização do transporte no Brasil. Como você vê o impacto dessa hidrovia em sua comunidade? Compartilhe suas ideias e participe dessa conversa!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ivana Bastos confirma sessão na AL-BA para votar manutenção ou liberdade de Binho Galinha; entenda o rito

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos, anunciou que na próxima sexta-feira (10) haverá uma sessão para votar se o...

Polícia prende dois suspeitos de tentativa de homicídio em Ipirá

Na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, a polícia prendeu duas pessoas em Ipirá, na Bacia do Jacuípe, acusadas de tentativa de homicídio....

Ação conjunta apreende quase 800 kg de maconha após caminhão fugir de bloqueio no Norte baiano

Uma operação integrada entre forças estaduais e federais resultou na apreensão de **781 quilos de maconha** na BR-235, entre Juazeiro e Uauá, no...