Canais públicos de TV serão retransmitidos em cidades do Paraná

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Mais de 80 cidades brasileiras estão prestes a vivenciar uma transformação significativa na forma como consomem conteúdo audiovisual. A iniciativa, promovida pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, resulta da assinatura de dois contratos que somam R$ 32 milhões para instalação de estações transmissoras em municípios onde ainda não há cobertura da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ou da Rede Legislativa.

Financiado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), esse projeto integra o Programa Brasil Digital, que visa beneficiar, ao todo, 250 cidades em todo o país. Os novos equipamentos serão estrategicamente instalados em prédios públicos, garantindo agilidade e economia na implementação.

Os moradores do Paraná poderão contar com as novas transmissões nas cidades de Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá, Paranavaí e Ponta Grossa. Além disso, o plano abrange mais 72 municípios brasileiros, ampliando o acesso a informações e entretenimento de qualidade.

O ministro das Comunicações ressalta a relevância dessa iniciativa: “Levar o sinal digital de TV para todos os cantos do país, especialmente nas regiões mais remotas, é uma das metas do governo. A população tem o direito de acessar informação de qualidade, cultura e serviços públicos na tela da TV”.

Com essa ampliação, milhões de brasileiros poderão acompanhar canais públicos essenciais como TV Brasil, TV Educação, TV Saúde, e o Canal GOV, além das emissoras da Rede Legislativa, que transmitem conteúdos relevantes da Câmara dos Deputados, Senado Federal, e assembleias legislativas.

O projeto contempla municípios em 16 estados, incluindo Minas, Pará (10), Piauí (11) e São Paulo (8). Todos passarão por vistorias técnicas rigorosas para garantir a viabilidade das instalações, que também poderão ser compartilhadas com outras emissoras, se houver capacidade disponível.

A responsabilidade pela instalação das estações ficará a cargo da Kokusai Denki Electric Linear S/A, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Portaria nº 13.345, de maio de 2023. A expectativa é que as transmissões estejam ativas nos próximos meses, fortalecendo o papel da comunicação como um serviço essencial à cidadania.

Agora, queremos saber sua opinião! Como você acredita que a ampliação dos canais públicos pode impactar sua cidade? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cachorro é resgatado após pular da balsa durante travessia São Sebastião–Ilhabela

Cachorro resgatado após pular da balsa na travessia São Sebastião – Ilhabela é salvo em minutos Um episódio inusitado marcou a travessia entre São...

Manaus terá primeiro grande complexo público do país dedicado ao autismo

Manaus terá o primeiro grande complexo público dedicado ao autismo O Brasil está prestes a ganhar o primeiro grande complexo público voltado exclusivamente ao...

Metrô de SP passa a operar 24 horas aos sábados em fase de testes até 2026

O Metrô de São Paulo anunciou um teste de operação 24 horas aos sábados. As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata funcionarão de...