Erick se transforma em furacão no Pacífico perto da costa sudoeste do México

Publicado:

Na quarta-feira, 18 de junho, a tempestade tropical Erick intensificou-se e se transformou em um furacão no Pacífico, próximo à costa sudoeste do México. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) alertou que a tempestade deve se fortalecer ainda mais, alcançando a categoria 2 na escala Saffir-Simpson. Deslocando-se a 11 km/h em direção ao noroeste, Erick deverá tocar o solo entre os estados de Oaxaca e Guerrero na manhã de quinta-feira, 19 de junho, trazendo consigo fortes chuvas e riscos de inundações.

As autoridades mexicanas estão em alerta máximo e já prepararam cerca de 2 mil abrigos temporários para acomodar os afetados. A presidente Claudia Sheinbaum fez um apelo à população para que siga as orientações oficiais: “Fiquem atentos e evitem sair de casa. Se você reside em áreas de risco, é aconselhável procurar abrigo seguro”, enfatizou ela durante sua coletiva de imprensa habitual.

Como parte do plano de contingência, o governo mobilizou centenas de militares e agentes da Comissão Federal de Eletricidade (CFE). “Estamos realizando patrulhas preventivas e disseminando informações sobre os riscos através de alto-falantes e redes sociais,” informou Laura Velázquez, coordenadora nacional de Proteção Civil. Historicamente, o México, devido à sua localização, sofre anualmente com a passagem de ciclones, especialmente entre os meses de maio e novembro.

Por fim, recordamos que em outubro de 2023, o furacão Otis devastou o porto de Acapulco, subindo rapidamente para a categoria 5 e causando uma tragédia com 50 mortos e cerca de 30 desaparecidos. Antes disso, o furacão John, em setembro de 2024, atingiu a costa sul do Pacífico mexicano, levando à morte de ao menos 15 pessoas.

Agora, mais do que nunca, o apoio e a solidariedade são fundamentais. Como você está se preparando para enfrentar essa situação? Compartilhe suas histórias ou dicas nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Paquistão culpa militantes apoiados pela Índia por atentado em Islamabad

Um ataque suicida em Islamabad resultou na morte de 12 pessoas, e o Paquistão não hesitou em culpar militantes apoiados pela Índia. O...

Cobre, Pinochet, imigração: veja cinco coisas sobre o Chile antes das eleições

No próximo domingo, 16 de novembro, os moradores do Chile vão às urnas para eleger o sucessor do presidente de esquerda Gabriel Boric....

BBC deve ‘lutar’ por seu jornalismo, diz diretor demissionário ante ameaça de Trump

Tim Davie, diretor da BBC, pediu demissão no último domingo após Donald Trump ameaçar processar a emissora britânica por difamação. A polêmica surgiu...