Israel lança novos ataques contra o Irã em meio a rumores de entrada dos EUA na guerra

Publicado:

Na noite de ontem, as ruas de Teerã foram abaladas por uma onda de explosões que ressoaram pela capital iraniana. Essa escalada de tensão ocorre enquanto Israel intensifica seus bombardeios e surgem rumores sobre uma possível intervenção militar dos Estados Unidos no conflito, criando um clima de incerteza no Oriente Médio. Alvos estratégicos das forças armadas israelenses incluem a vibrante Teerã e a cidade de Isfahan, conhecida por suas instalações nucleares.

Informações da agência estatal iraniana, Irna, confirmam que ao menos 12 locais em Isfahan sofreram ataques, enquanto o brigadeiro-general israelense Effie Defrin relatou que a ofensiva empurra o regime iraniano para o interior do país. “Estamos em perseguição às suas forças que se retiraram do oeste para o centro do Irã”, afirmou, anunciando ainda o destruição de importantes depósitos de mísseis.

A escalada de bombardeios tem gerado um impacto devastador. As ruas de Teerã agora são marcadas por filas imensas à frente de padarias e postos de combustível, com os cidadãos desesperados enfrentando a escassez. Mercados, joalherias e o tradicional Gran Bazar estão fechados, refletindo a crescente incerteza e medo entre a população. As consequências dos ataques são severas: janelas destruídas, fachadas colapsadas e escombros por toda a cidade.

Em um esforço para controlar a narrativa e restringir informações em meio à crise, o governo iraniano cortou drasticamente o acesso à internet, reduzindo sua largura de banda em 80%. Essa medida visa mitigar qualquer atividade que possa prejudicar o regime, com a promessa de substituir o serviço de internet por uma intranet controlada, conforme anunciado por autoridades do Ministério das Telecomunicações.

Com a contagem de mortos crescendo—224 no Irã e 24 em Israel—o panorama torna-se cada vez mais sombrio. O mundo aguarda ansiosamente para ver o desdobramento dessa crise. O que você pensa sobre a situação atual? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

França define nesta segunda-feira data da prisão de Nicolas Sarkozy por financiamento ilegal de campanha

A Justiça francesa anunciará nesta segunda-feira (13) a data de prisão do ex-presidente Nicolas Sarkozy. Ele foi condenado a cinco anos de prisão...

Macron nomeia novo governo de Sébastien Lecornu em meio a crise política na França

Na noite de domingo (12), o presidente da França, Emmanuel Macron, revelou a nova composição do governo liderado pelo primeiro-ministro Sébastien Lecornu. A...

Trump embarca para Oriente Médio para participar da cúpula da paz e garante: ‘Guerra em Gaza acabou’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que "a guerra acabou" durante sua jornada para Israel, onde participará de compromissos...