STF anula decisão que garantia honorários advocatícios a procurador aposentado da Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) provocou reviravoltas no cenário jurídico, ao anular uma sentença que beneficiava um procurador aposentado da Bahia com o direito a honorários advocatícios em seus proventos de aposentadoria. Esta análise, que ficou a cargo do ministro André Mendonça, envolvia um procurador que, após sua aposentadoria em 1997, buscava a incorporação dos honorários, pleiteando a paridade com os servidores ativos.

O conflito começou quando o procurador ingressou na Justiça, reivindicando que os honorários sucumbenciais fosse somados aos seus proventos. A primeira instância decidiu em parte a seu favor, determinando que o Estado da Bahia incorporasse os honorários, argumentos que sustentavam serem uma vantagem remuneratória. No entanto, o Estado contestou a decisão, afirmando que ela desrespeitava o entendimento do STF que proíbe a inclusão de honorários nas aposentadorias.

Em uma nova análise, a 6ª Turma Recursal do TJ-BA decidiu manter o direito do procurador, mas fez uma alteração terminológica, passando a considerar “rateio” em vez de “incorporação”. O STF, no entanto, desqualificou essa mudança como apenas semântica, mantendo a compreensão de que os honorários são um benefício vinculado ao exercício efetivo da advocacia pública, impossibilitando a sua inclusão na aposentadoria.

O ministro André Mendonça enfatizou que, apesar de o rateio de honorários para aposentados ser viável quando previsto em lei, a legislação vigente na Bahia (Lei Complementar nº 43/2017) não contempla esse benefício para aqueles que se aposentaram há mais de cinco anos. Assim, reiterou que os honorários advocatícios constituem uma remuneração pela atividade exercida na carreira, e não podem ser oferecidos a quem já não está em atividade, a fim de respeitar o regime constitucional de subsídios.

Agora, ficamos curiosos para saber sua opinião sobre essa decisão. O que você acha sobre a incorporação de honorários nos proventos de aposentadoria? Deixe seu comentário abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incra reconhece oficialmente terras da comunidade quilombola Pitanga de Palmares em Simões Filho

Uma decisão histórica para a localidade de Pitanga de Palmares, quilombo no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, foi anunciada...

Programa de atenção obstétrica destaca hospitais elegíveis para implantação de anestesia peridural na Bahia; veja lista

Bahia pode adotar parto com anestesia peridural em hospitais públicos — Uma lista de unidades da rede pública da Bahia foi selecionada para...

Prefeito Valderico Junior se reúne com governador Jerônimo Rodrigues em Salvador

Em Salvador, na quarta-feira (17), o prefeito Valderico Junior (União) reuniu-se com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para estreitar laços entre...