Lula admite que fraudes no INSS mancharam imagem do governo

Publicado:


POLÍTICA

Presidente destaca que descoberta das fraudes foi durante sua gestão, mas se iniciaram anteriormente

Redação

19/06/2025 – 13:30 h

Lula

Lula –

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu em uma recente entrevista que o escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem gerado um impacto negativo na imagem de seu governo. Durante a conversa com o rapper Mano Brown, no podcast “Mano a Mano”, Lula enfatizou que quando surgem denúncias de corrupção, a associação imediata é com sua gestão, já que foi sob seu comando que as irregularidades foram descobertas.

“Quando sai uma denúncia de corrupção, é compreensível que as pessoas pensem que foi no governo Lula, porque fomos nós que descobrimos. É essencial esclarecer por que isso ocorreu e quem são os responsáveis”, afirmou o presidente, questionando a origem do esquema e chamando a atenção para a necessidade de responsabilização.

Ele frisou que as investigações conduzidas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal revelaram fraudes que datam de administrações anteriores. “Esse esquema foi criado no governo passado. Nós queremos evidenciar isso com investigações rigorosas”, completou Lula, sugerindo que se não fosse pela sua gestão, o escândalo poderia permanecer oculto.

Compromisso com as Vítimas

Lula também deixou claro que assumirá a responsabilidade pelas vítimas dos descontos indevidos, prometendo ressarcimento “o mais rápido possível”. Ele anunciou a suspensão das atividades das entidades envolvidas e a investigação dos responsáveis, afirmando que ações legais serão tomadas. “Usaremos os bens dessas entidades para compensar os aposentados. Vamos antecipar os pagamentos, porque a situação exige uma resposta imediata”, garantiu.

O Esquema Fraudulento

Em abril deste ano, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) revelaram que sindicatos e entidades associativas haviam cobrado indevidamente cerca de R$ 6 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. Essa revelação não apenas assinala a gravidade da situação, mas também reforça a urgência de ação por parte do governo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Siga nossas redes

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiscalização apreende mais de 7 mil garrafas de bebidas em São Paulo

O governo do estado de São Paulo anunciou a apreensão de mais de 7 mil garrafas de bebidas durante ações de fiscalização realizadas...

Metanol: Fábricas em SP, SC e MG são alvos de investigação da PF por suspeita de adulteração de bebidas 

Na última sexta-feira, 3 de outubro, a Polícia Federal realizou uma operação em três estados brasileiros, investigando fábricas por suspeita de adulteração de...

Clubes e restaurantes de Belo Horizonte suspendem vendas de bebidas destiladas

Clubes e restaurantes em Belo Horizonte decidiram suspender temporariamente a venda de bebidas destiladas, como gin, vodca, uísque e cachaça. Essa decisão é...