Israel afirma que não atacará mais o Irã após Netanyahu conversar com Trump

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um comunicado divulgado nesta terça-feira (24), Israel anunciou que não realizará mais ataques ao Irã, uma decisão resultante da conversa entre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O líder americano garantiu que o cessar-fogo está “em vigor” e deve ser respeitado. Apesar do compromisso, o comunicado israelense observou que o Irã violou o acordo em, pelo menos, duas ocasiões, resultando na destruição de um radar no norte de Teerã pelas Forças Armadas israelenses.

A confirmação do ataque ocorreu logo após a aviação israelense bombardear o radar na capital iraniana, conforme reportou a emissora estatal “Press TV”, que relatou ouvir explosões na região. O jornal iraniano “Etemad” também noticiou que as defesas aéreas foram acionadas em várias cidades ao norte do país, como Chamestan, Babol e Babolsar. De acordo com fontes, Trump pediu que Netanyahu cancelasse o ataque, porém, Netanyahu argumentou que não poderia ignorar as violações do cessar-fogo por parte do Irã.

Durante suas discussões, ambos concordaram em moderar o nível das operações militares. Trump ressaltou em suas redes sociais: “ISRAEL não atacará o Irã. Todos os aviões darão meia-volta e retornarão para casa, enquanto fazem uma saudação amigável ao Irã. Ninguém será ferido, o cessar-fogo está em vigor!” Em uma coletiva, Trump expressou sua frustração com Israel por realizar ataques imediatamente após o acordo, pedindo calma às forças israelenses.

“Não estou muito satisfeito com Israel, estou muito insatisfeito, embora também não esteja satisfeito com o Irã”, declarou Trump, enfatizando a complexidade do conflito entre os dois países. O Exército iraniano, por sua vez, alegou que Israel lançou três ondas de mísseis após o início do cessar-fogo, enquanto Israel denunciou um ataque iraniano em seu território logo após o acordo, uma afirmação que o Irã negou.

Essa nova fase nas relações entre Israel e Irã, mediada por Trump, abre um capítulo de incertezas. O que você pensa sobre a possibilidade de paz nessa região tão conturbada? Deixe seu comentário!

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Disse a Trump que conversar é mais barato que fazer guerra’, afirma Lula

O presidente Lula afirmou, durante a última reunião ministerial do ano, que orientou Donald Trump em uma conversa recente. “Disse a Trump que...

Atirador de massacre antissemita em Sydney é indiciado por 15 homicídios e terrorismo

Naveed Akram, um dos responsáveis pelo massacre na praia de Bondi, em Sydney, foi indiciado nesta quarta-feira (17) por 59 crimes, incluindo 15...

Venezuela classifica bloqueio dos EUA a petroleiros como ‘ameaça grotesca’

Venezuela reage ao bloqueio dos EUA a navios petroleiros sob sanções, considerando a medida uma ameaça grotesca à soberania. O governo de...