Maioria da torcida do Vitória aprova transformação em SAF, aponta pesquisa

Publicado:

Uma nova era pode estar à vista para o Vitória. Uma pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel, a pedido do portal ge.globo, revelou que 66,4% dos torcedores rubro-negros apoiam a transformação do clube em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Apenas 17,8% se opõem à mudança, enquanto 15,8% não souberam responder.

O levantamento, que abrangeu 2.069 pessoas entre os dias 20 e 25 de junho, saiu com uma margem de erro de 2%. Surpreendentemente, o apoio ao modelo SAF do Vitória supera o de clubes já transformados em empresas, como Bahia (61,6%) e Vasco (55,4%). É semelhante ao do Cruzeiro (83,4%) e do Fluminense (82,2%), que está em processo de mudança.

Apesar de a SAF polarizar opiniões no cenário do futebol brasileiro, ela ganha força: a nível nacional, 45,1% dos torcedores são favoráveis ao modelo, 33,2% são contra e 21,7% ainda não têm opinião formada. Entre os que rejeitam a proposta, a principal preocupação é a perda da identidade do clube (31,2%). Outros temem a perda de controle dos sócios e torcedores (11,1%).

A metodologia da pesquisa, o RDR (Recrutamento Digital Randômico), confere maior precisão ao retratar o interesse do público no futebol, respeitando o anonimato e diminuindo o viés de resposta. O AtlasIntel é reconhecido globalmente pela sua eficácia e já teve suas metodologias validadas por veículos de grande prestígio como The New York Times e Reuters.

Com a possibilidade de investimento do QSI (Qatar Sports Investments), fundo controlador do Paris Saint-Germain, o cenário para o Vitória pode mudar ainda mais. O Movimento Vitória SAF (MVSAF), um grupo formado por torcedores e ex-jogadores, planeja uma viagem ao Catar em dezembro para dialogar com representantes do fundo.

Embora não existam negociações formais em curso, o deputado estadual e ex-jogador Marcone Amaral lidera a proposta de apresentar um projeto que poderia trazer investimentos significativos ao clube. “Há uma possibilidade real de levar o Vitória a uma mesa de negociação”, declara Daniel Barbosa, um dos líderes do MVSAF, embora ressalte que “não há nada certo” e que o processo é complexo, com outros clubes também na disputa pelo interesse do QSI.

Considerando as oportunidades que a mudança pode trazer, é hora de se posicionar. O que você acha da transformação do Vitória em SAF? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil conquista títulos feminino e masculino na Conmebol Evolución

Neste final de semana, o Brasil brilhou na Conmebol Evolución Sub-15, levando os troféus tanto no futebol masculino quanto no feminino. Em um...

Tarcísio diz que SP tomará medidas para dissipar adulteração com metanol antes do verão

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 6 de outubro, o governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, destacou que São Paulo irá...

Mudanças na Lei da Ficha Limpa não retroagem para beneficiar casos como o de Arruda, dizem ex-ministros

As alterações recentes na Lei da Ficha Limpa geraram dúvidas sobre a possibilidade de vantagem para políticos condenados, como o ex-governador do Distrito...