Médicos Sem Fronteiras acusa fundação apoiada pelos EUA e Israel de causar ‘massacres em série’ em Gaza

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um cenário devastador em Gaza, a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) trouxe à luz uma grave acusação contra a Gaza Humanitarian Foundation (GHF). A organização, que recebe apoio dos Estados Unidos e Israel, foi descrita pela MSF como um “sistema fictício de distribuição de alimentos que gera massacres em série”. Com mais de 500 mortes registradas entre aqueles que buscavam auxílio em centros de distribuição, a situação é alarmante.

A MSF denunciou que as operações da GHF parecem ter sido criadas para humilhar os palestinos, forçando-os a escolher entre a fome e o risco de morte. Nos últimos dias, a equipe da MSF atendeu uma quantidade crescente de feridos e mortos em locais onde se espera assistência. Com as restrições de acesso à informação e à zona de guerra, que dificultam uma verificação independente dos fatos, a MSF exige a imediata interrupção dessas práticas.

A GHF, por meio de contratantes armados, assegura a segurança em seus centros, mas nega toda e qualquer ocorrência de violência durante as distribuições. A MSF, por outro lado, destacou as condições grotescas enfrentadas pelos palestinos, que têm suas vidas colocadas em risco para conseguir uma quantidade mínima de alimentos. O bloqueio humanitário que vigora em Gaza agravou a crise, levando a população a enfrentar a escassez severa de bens essenciais.

Os centros de distribuição, controlados estritamente pelas forças israelenses, revelam um verdadeiro labirinto de segurança que resulta em mais sofrimento. A entrada é limitada a um único ponto e, frequentemente, qualquer tentativa de aproximação resulta em tiroteios. As organizações humanitárias, inclusive a ONU, têm criticado duramente os procedimentos da GHF e se recusam a colaborar, levantando questões sobre a neutralidade e eficácia da fundação.

Diante desse cenário caótico, é urgente questionar o papel de instituições e a natureza da ajuda humanitária na região. O que você pensa sobre a situação atual em Gaza? Deixe seu comentário e participe da discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pentágono decide cortar vínculos acadêmicos com Harvard

O Pentágono anunciou que cortará todos os vínculos acadêmicos com a Harvard, encerrando a educação militar, as bolsas de estudo e os programas...

Trump impõe tarifa extra de 25% a países que negociam com o Irã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira uma ordem executiva que estabelece uma tarifa adicional de 25% sobre produtos de...

Irã e EUA retomam negociações sobre o programa nuclear

Em Mascate, Omã, o principal diplomata do Irã, Abbas Araghchi, reuniu-se em 6 de fevereiro com o chanceler omanita, Badr al Busaidi, antes...