Furtos sobem em meio a queda de homicídios em SP, diz secretaria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Divulgação/SSP-SP

Policial civil durante operação em SP - Metrópoles
Policial civil durante operação em SP – Foto: Divulgação/SSP-SP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou um panorama alarmante: em maio, os furtos em São Paulo aumentaram, enquanto os homicídios atingiram níveis inéditos de queda. Trata-se do menor número de homicídios registrados desde 2001.

No último mês, 46.283 furtos foram contabilizados, marcando um aumento de 0,79%. Nos primeiros cinco meses de 2025, o total já ultrapassa 233 mil. A contradição entre a elevação dos furtos e a redução dos homicídios desafia a compreensão sobre a segurança pública.

Enquanto os furtos crescem, o total de homicídios dolosos somou 1.029 até maio, representando 12 casos a menos em comparação ao ano anterior. Em maio especificamente, a queda foi de 2,5%: 190 homicídios contra 195 em 2024.


Outros dados relevantes

  • Os crimes de lesão corporal seguida de morte aumentaram quase 40%, totalizando 68 ocorrências.
  • As tentativas de homicídio também subiram, com 1.614 casos registrados de janeiro a maio, uma alta em relação ao ano passado.
  • Os estupros cresceram mais de 7% em 2025, com 1.450 casos, embora o mês de maio tenha apresentado uma redução de quase 5%.
  • Os latrocínios, por outro lado, despencaram, com uma queda de 26% em relação ao ano anterior, atingindo um novo recorde de menos de 60 casos nos cinco primeiros meses do ano. Apenas sete latrocínios foram documentados em maio.
  • O interior do estado registrou a maior queda nos latrocínios, com uma redução de 45% em comparação a 2024.

O que você pensa sobre a contradição entre o aumento dos furtos e a queda nos homicídios? Deixe seu comentário! Sua opinião é importante.

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acidente com van e 3 carros deixa mortos e feridos no Rio de Janeiro

Três pessoas morreram e oito ficaram feridas após uma van se envolver em um acidente com três carros na...

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP resulta em primeira prisão por homicídio no Pré-Carnaval 2026 em Salvador

Um homem procurado pela prática de homicídio foi capturado na tarde deste sábado (7), após ser identificado por tecnologia de Reconhecimento Facial. A...

Professora foi morta com faca que deu a aluno dias antes do crime

Na noite de sexta-feira (6/2), em Porto Velho (RO), a professora de Direito e escrivã da Polícia Civil Juliana Mattos de Lima Santiago,...