Moraes é escolhido relator de ação do PSOL contra a derruba do aumento do IOF feita pelo congresso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma decisão significativa, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, nomeou o ministro Alexandre de Moraes como relator da ação do PSOL, que contesta a derrocada de decretos presidenciais sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Este movimento representa um marco na luta pela separação dos poderes em nosso sistema.

O PSOL, através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), solicita a suspensão do projeto que anulou as decisões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A justificativa da sigla é clara: a ação do Congresso ultrapassa os limites da competência constitucional e fere a estrutura dos três poderes.

“Ao sustar o decreto presidencial sem evidências de transgressão aos limites constitucionais e legais, o Congresso Nacional extrapolou os contornos da Constituição”, enfatiza a ação judicial. A expectativa agora é que essa questão vital para a democracia seja bem analisada pelo relator e o STF.

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretário descarta risco a aposentados, nega aumento de imposto e fala do BRB. Veja vídeo

O secretário de Economia do Distrito Federal, Daniel Izaias de Carvalho, concedeu entrevista ao Metrópoles para falar sobre o orçamento de 2026 e...

Suspeito é preso por participação de roubo em Centro Comercial no bairro de São Cristóvão

Descrição SEO: Polícia prende preventivamente homem de 53 anos por furto qualificado em Salvador, com indícios de...

Pai desvia R$ 113 mil em doações do filho, gasta no Tigrinho e é preso

Um pai de Murici, Alagoas, João Victor dos Santos Oliveira foi preso após o Ministério Público de Alagoas (MPAL) denunciar o desvio de...