A verdadeira história de Dona Vitória, que enfrentou o tráfico no Rio

Publicado:

O filme Vitória, protagonizado por Fernanda Montenegro, acaba de desembarcar nas plataformas de streaming, trazendo à tona uma história que permaneceu em silêncio por muitos anos. A trama é inspirada em Joana Zeferino da Paz, carinhosamente conhecida como Dona Vitória, uma mulher que se tornou um ícone de bravura ao desafiar o tráfico de drogas na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Nos primórdios dos anos 2000, os moradores da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, enfrentavam a realidade pesada do medo constante. No entanto, foi nesse cenário desolador que Dona Vitória, já com mais de 70 anos, decidiu fazer a diferença. Com uma filmadora simples em mãos, ela começou a capturar em vídeo o que os olhos não podiam ignorar: o fluxo de traficantes e a corrupção policial ao seu redor.

Joana da Paz

logo metropoles branca

Joana da Paz

1 de 5

A verdadeira Joana da Paz

Filme Vitoria Estrelado Fernanda Montenegro Cred 10

2 de 5

Alan Rocha dá vida à Fábio, um jornalista que se interessa pela história de Dona Nina

Suzanna Tierie

Filme Vitoria Estrelado Fernanda Montenegro Cred 11

3 de 5

Fernanda Montenegro vive Dona Nina, no filme Vitória

Suzanna Tierie

Filme Vitoria Estrelado Fernanda Montenegro Cred 15

4 de 5

Fernanda Montenegro ao lado de Andrucha Waddington, diretor de Vitória e marido de Fernanda Torres

Suzanna Tierie

Filme Vitoria Estrelado Fernanda Montenegro Cred 2

5 de 5

Enquanto Thawan Lucas é um menino da favela que ajuda a protagonista

Suzanna Tierie

Após dois anos de vigilância e gravações secretas, Dona Vitória fez história ao entregar 22 fitas ao jornalista Fábio Gusmão, do jornal Extra. A denúncia encontrou eco nas autoridades e culminou na prisão de mais de 30 indivíduos envolvidos no tráfico. 

Em busca de proteção, o jornal decidiu chamá-la de “Dona Vitória”. No dia da publicação da reportagem, em 2005, ela se viu forçada a deixar seu lar, vivendo em esconderijos e longe da notoriedade. Somente em 2023, ao falecer aos 97 anos, sua verdadeira identidade foi finalmente revelada.

Esse caso ressoou internacionalmente, e mesmo fora dos holofotes, Dona Vitória se tornou um símbolo de resistência para todos que acreditam na força de cidadãos comuns contra as forças do crime.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PGJ recomenda fiscalização após pesquisa revelar que apenas 36% das crianças são alfabetizadas na Bahia

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu um alerta urgente sob a liderança do Procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, visando fortalecer a fiscalização...

Hytalo Santos fala pela 1ª vez após investigação por suposta exploração infantil: “A verdade prevalecerá”

Hytalo Santos, o influenciador digital, que recentemente se tornou o centro de uma controvérsia após acusações de adultização de crianças em redes sociais,...

Vídeo. PF apreende 1,8 tonelada de maconha escondida em ônibus

Na tarde da última quarta-feira, 13 de agosto, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação impressionante na região de Campo Largo, Paraná. O...