Em um cenário global cada vez mais tenso, a Casa Branca anunciou que os presidentes Donald Trump e Xi Jinping devem conversar por telefone “nesta semana”. A expectativa gira em torno das negociações comerciais entre as duas potências, que recentemente se acusaram mutuamente de violar um acordo estabelecido em Genebra, onde havia um compromisso de redução de tarifas até agosto.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, ressaltou que “haverá uma conversa entre os dois muito em breve”. Apesar da insistência de Washington sobre a ligação, Pequim ainda não se manifestou oficialmente. Leavitt destacou o bom relacionamento entre os dois líderes e garantiu que o governo dos EUA está monitorando o cumprimento do acordo firmado no início de maio.
A tensão aumentou na semana passada, quando Trump acusou Pequim, sem fornecer detalhes, de violar o pacto de Genebra. A resposta chinesa foi contundente, alegando que Washington foi o verdadeiro violador ao estabelecer novas restrições sobre chips e ao cancelar vistos para estudantes chineses, medidas consideradas de “supressão extrema”. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, declarou que “não há informações” sobre a ligação esperada, que poderá ser crucial para destravar a situação.
Paralelamente, nesta quarta-feira, Washington decidiu aumentar as tarifas sobre aço e alumínio para 50%, uma medida que certamente afetará a China, o segundo maior fornecedor desses materiais para os EUA. Em um mundo onde as relações comerciais são mais essenciais do que nunca, as esperanças de que um diálogo possa mitigar a escalada de tensões são agora focadas nesta aguardada conversa.
Quais são suas opiniões sobre esse possível diálogo entre Trump e Xi? Acha que isso pode realmente trazer um alívio nas tensões comerciais? Compartilhe suas ideias nos comentários!
Comentários Facebook