A Bahia se prepara para um marco histórico com a inauguração da primeira fábrica de carros elétricos e híbridos do Brasil, a BYD. A cerimônia acontecerá na manhã de terça-feira, 1º, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, às 10h, e contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da CEO da BYD Américas, Stella Li, do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, e do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqião.
Localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, onde antes estava a antiga fábrica da Ford, essa unidade não só simboliza a vanguarda da mobilidade sustentável no estado, mas também promete transformar a economia local. Durante o evento, serão anunciadas medidas importantes, como a criação de até 10 mil vagas de emprego diretas e indiretas.
A BYD escolheu Camaçari para estabelecer-se em outubro de 2023, quando lançou a pedra fundamental de seu complexo industrial. As obras da fábrica, iniciadas em março de 2024, enfrentaram desafios após um embargo ligado a investigações de trabalho análogo à escravidão em uma empresa terceirizada. Contudo, com o retorno das atividades, a produção deve começar em 2025, com a meta de plena operação até o final de 2026.
O investimento inicial estimado de R$ 5,5 bilhões foi revisado para cerca de R$ 6,5 bilhões, motivado pelo aumento na demanda de carros elétricos no Brasil, sugerindo que o futuro da mobilidade elétrica no país é ainda mais promissor do que o planejado.
O que você acha da chegada da BYD à Bahia? Compartilhe suas opiniões e vamos juntos discutir sobre o futuro da mobilidade sustentável!
Comentários Facebook