Com novos decretos, prefeitura de Salvador promove mudanças administrativas em secretarias; entenda

Publicado:

A Prefeitura de Salvador está passando por uma transformação significativa em sua estrutura administrativa, conforme revelado por dois decretos publicados no dia 4 de junho de 2025, assinados pelo prefeito Bruno Reis (União). O primeiro decreto aborda um remanejamento estratégico de cargos em comissão da Secretaria de Governo (Segov) para diversas secretarias, com o intuito de otimizar a gestão e reforçar áreas essenciais.

Entre as movimentações, destaca-se a transferência de 1 cargo de Gerente III para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Além disso, 2 cargos de Assessor Estratégico de Gestão II foram alocados na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e uma série de assessores foi redirecionada para fortalecer a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e outras pastas-chave.

Essas redistribuições não acarretem custos adicionais para o município, e as secretarias envolvidas têm um prazo de 45 dias para apresentar suas estruturas organizacionais revisadas e alinhadas às novas diretrizes.

O segundo decreto traz mudanças na estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman), seguindo a Lei Complementar nº 089, datada de 1º de janeiro de 2025. Essa nova configuração, que inclui a criação de gabinetes e diretorias, visa aumentar a eficiência e a agilidade nos serviços prestados.

Dentre as inovações, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) será vinculada à administração indireta da Seman, e serão criados núcleos voltados para áreas como Execução Orçamentária e Financeira, e Tecnologia da Informação, além de coordenadorias focadas em obras e infraestrutura.

O decreto também promove a extinção de 17 cargos e a criação de 5 novas posições, que visam fortalecer a equipe sem aumentar os gastos públicos. As alterações, descritas nos anexos do decreto, incluem a eliminação de funções como Assessor do Secretário II e Motorista de Gabinete, enquanto novas vagas são criadas para Assessor Especial e Supervisor.

A Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade tem até 180 dias para atualizar seu regimento interno, estabelecendo assim uma nova era de organização e eficiência na gestão pública. Com essas mudanças, Salvador reforça seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços à população.

O que você acha dessas mudanças na administração de Salvador? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Liga ou não liga?

Imagine a cena: Donald Trump, em um momento descontraído, sugere ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, se quiser, pode lhe ligar....

Icônico avião estacionado em Taguatinga tem destino selado. Entenda

Às margens da Avenida Elmo Serejo, um Boeing 767-200 da extinta Transbrasil, que há anos aguarda um destino, está prestes a surpreender a...

Aquário: confira o horóscopo de hoje (3/8) para seu signo

Hoje é um dia intenso para Aquário. O sol brilha favorecendo sua energia social. Aproveite esta oportunidade para se reconectar com amigos, colocar...