O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou uma iniciativa que promete revolucionar o trânsito no leste do Distrito Federal: a construção de novas pontes. Com três faixas em cada sentido, essas obras visam melhorar a vida dos moradores das regiões do Lago Sul, Paranoá, Tororó, Altiplano Leste, Jardim Botânico, São Sebastião, Itapoã e Jardins Mangueiral, áreas que enfrentam engarrafamentos diários devastadores.
O governador afirma que, apesar do potencial de crescimento da região, Brasília está “estrangulada” por uma infraestrutura insuficiente. Para isso, o Governo do DF (GDF) alocará cerca de R$ 1,8 bilhão para a realização das obras necessárias.
“Brasília não era pensada para o futuro, era pensada olhando para trás, criando problemas para as pessoas. Estamos pensando Brasília para 20, 30, 40, 50 anos. O desenvolvimento da nossa cidade tem que ser pensado assim”, declarou Ibaneis.
Atualmente, os moradores dependem da saturada Ponte JK e da Barragem do Paranoá, criadas em uma época em que o planejamento urbano era bem diferente. Agora, a construção de duas novas pontes surge como solução para aliviar o fluxo e melhorar a qualidade de vida da população.
A Secretaria de Obras ficará responsável por uma das pontes, que conectará a QI 28 do Lago Sul, próximo à Ermida Dom Bosco, a uma área entre a Academia de Tênis e o Clube de Golfe de Brasília. Com previsão de investimento de R$ 1,3 bilhão, a nova estrutura contará com três faixas, corredor exclusivo para ônibus, ciclovia e calçadas.
O secretário de obras, Valter Casimiro, enfatizou a importância dos corredores de ônibus, que facilitarão a implementação de linhas de BRT para atender à demanda da região. O GDF busca parcerias com o BNDES e o Banco do Brasil para financiar essas obras inovadoras, com a expectativa de lançar a licitação no segundo semestre de 2025.
A segunda ponte, que substituirá a passagem improvisada sobre a Barragem do Paranoá, ficará sob a responsabilidade da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). O projeto visa minimizar impactos ambientais e foi pensado para atender a demanda crescente, contando com três faixas em cada sentido, ciclovia e calçadas.
“Essa ponte será planejada a aproximadamente 400 metros abaixo da barragem, em uma área que não impactará condomínios. O valor estimado da obra gira em torno de R$ 500 milhões, utilizando recursos próprios da Terracap”, informou Izidio Santos, presidente da agência.
Hoje, mais de 5 mil veículos atravessam a barragem durante horários de pico, um número que ultrapassa 50 mil em períodos de maior fluxo. O novo sistema viário não apenas facilitará a mobilidade, mas também se integrará ao desenvolvimento habitacional da região, respeitando normas urbanísticas e licenças ambientais.
O GDF espera que as obras sejam concluídas em um prazo de 2 a 3 anos, transformando a dinâmica de trânsito e promovendo melhorias na qualidade de vida da população do Distrito Federal. O que você acha dessas mudanças? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião!
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