Decreto do governo vai te forçar a comprar uma nova televisão

Publicado:

Imagine que você comprou uma televisão smart novinha, cheia de recursos modernos. Agora, prepara-se para uma reviravolta. O governo está prestes a lançar um decreto que tornará essa tecnologia obsoleta com a chegada da TV 3.0. Para aproveitar essa nova era de entretenimento, será necessário adquirir um conversor, mesmo que sua TV seja uma das mais recentes do mercado.

Esse adaptador tem um preço estimado em R$ 400 e, embora esteja em fase de testes, os aparelhos com a nova tecnologia ainda não estão disponíveis para os consumidores. Para aqueles que optarem por não se adaptar, a TV aberta continuará a funcionar como sempre por mais uma década, mas com isso, correrão o risco de ficar para trás.

A TV 3.0 promete transformar a experiência de assistir TV. A integração total com a internet permitirá que você acesse seus canais favoritos através de aplicativos, e não mais com o controle remoto. Isso significa que, além da programação ao vivo, emissoras como Globo, SBT e Record oferecerão conteúdos sob demanda, como séries e programas extras.

Foto colorida de televisão e controle - Metrópoles
Televisão

Imagine poder comprar com um clique a roupa que sua atriz favorita está usando na novela, enquanto a emissora coleta dados sobre suas preferências, assim como as redes sociais. Para isso, será necessário fazer login para acessar a programação.

O governo planeja oferecer linhas de financiamento para acelerar a produção dos adaptadores e das novas televisões. Além disso, há também a intenção de distribuir os adaptadores gratuitamente para pessoas de baixa renda que estão no Cadastro Único. O decreto já foi enviado pelo Ministério das Comunicações à Casa Civil, e sua publicação é esperada para o segundo semestre deste ano, com um padrão sugerido semelhante ao americano.

No entanto, a implementação da TV 3.0 deve ocorrer somente em 2026, devido à burocracia governamental. Vale lembrar que sua TV atual continuará funcionando com o sinal digital atual, sem qualquer previsão de desligamento. Uma TV compatível com a nova tecnologia, equipada com um receptor que acople à porta USB ou HDMI, permitirá acessar o novo sinal. Mas para uma interatividade total, será necessário aguardar o lançamento dos modelos mais modernos, ainda não disponíveis no mercado.

O que você pensa sobre essa mudança? Está preparado para se adaptar à nova era da televisão? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CAC que matou ex na frente da filha tem pena reduzida em 17 anos

Quase um ano após ser condenado a 43 anos e 18 dias de prisão pelo assassinato de sua ex-mulher, Paulo Roberto Moreira Soares...

F1: confira o desempenho de pilotos brasileiros em estreias no Brasil

Após oito anos sem um piloto brasileiro no GP do Brasil, Gabriel Bortoleto está prestes a fazer sua estreia na Fórmula 1. O...