A capital federal se prepara para um evento marcante a partir deste sábado (21/6), com o início do Campeonato de Basquete do Distrito Federal (CBDF). A cerimônia de abertura, que promete gerar grande expectativa, acontece às 15h no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. O evento contará com um desfile das delegações, apresentação da competição e o emocionante jogo de abertura entre as equipes Sub-17, Filadélfia e Moveon.
Ao longo do ano, a competição se desdobrará em uma série de confrontos, com a grande final programada para o dia 14 de dezembro. Neste dia, também ocorrerá uma cerimônia especial para reconhecer os destaques do campeonato, marcada para o dia 17. Com um total de 1300 atletas e 310 jogos previstos, as categorias vão do Sub-10 ao Sub-13 no segmento educacional, além das categorias Sub-14 até adulto, estas voltadas para formação e alto rendimento.
Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Esporte de Base e da Educação (Instituto Base), o CBDF conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e recursos do Fundo de Apoio ao Esporte (FAE).
Francisco Oliveira, presidente do Instituto Base, compartilhou seu entusiasmo sobre a última edição do torneio. “Fechamos 2024 com chave de ouro. Inauguramos a Arena Parque e incluímos atletas do Sub-10 ao Sub-13, ações que foram fundamentais para ampliar o acesso à prática esportiva e incentivar o crescimento do basquete em Brasília”, comentou.
Berço de Talentos
O Distrito Federal é reconhecido por sua rica tradição em formar atletas excepcionais. Nomes como Arthur Belchor, Pipoka e Gui Santos emergiram de sua cena esportiva, deixando sua marca no basquete nacional e internacional.
Um exemplo notável é o ala pivô Cassiano Carvalho. Após uma temporada no Vizinhança, ele teve a oportunidade de participar de uma peneira pelo São Paulo, onde foi aprovado. Embora a equipe não esteja mais no NBB, continua a competir nas categorias de base, demonstrando o impacto positivo da competição local na vida dos jovens atletas.
E você, que atleta ou time está torcendo nesta competição? Compartilhe suas expectativas nos comentários e participe dessa paixão pelo basquete!
Comentários Facebook