O relógio está correndo: o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 se encerra nesta sexta-feira, 27 de junho. Para garantir a participação, todos os candidatos devem quitar o valor de R$ 85, pois a inscrição só é confirmada após essa etapa.
Reforçando, quem se inscreveu antes da prorrogação da inscrição tem até essa data para realizar o pagamento. Originalmente, o prazo acabava em 11 de junho, mas foi estendido duas vezes para proporcionar mais oportunidades a candidatos que não são isentos da taxa.
Os alunos do 3º ano do ensino médio em escolas públicas que finalizam o curso neste ano estão isentos de pagar a taxa. É importante mencionar que a Guia de Recolhimento da União (GRU-Cobrança) para o pagamento deve ser gerada exclusivamente na Página do Participante, evitando sites fraudulentos que possam solicitar o pagamento.
O pagamento pode ser realizado através de Pix, cartão de crédito, ou diretamente em conta corrente e poupança. Para utilizar o Pix, basta escanear o QR Code disponível no boleto. Os candidatos têm à disposição o aplicativo do banco, casas lotéricas e agências físicas para efetuar o pagamento.
Os que ainda não pagaram a taxa estão recebendo mensagens do Inep, alertando sobre o prazo final. Esses avisos são enviados para os e-mails e WhatsApp cadastrados no momento da inscrição e incluem as formas de pagamento disponíveis. Se você já pagou, ignore a mensagem e considere a opção de continuar recebendo atualizações sobre o Enem.
As provas do Enem estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. Vale destacar que nas localidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será realizado em 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
O Enem é mais do que uma simples prova; ele é a chave que abre portas para o ensino superior no Brasil, permitindo que os alunos se inscrevam no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, a nota do exame pode ser utilizada em instituições de ensino em Portugal que mantêm convênio com o Inep.
Em 2025, o Enem também voltou a ser uma alternativa para candidatos com mais de 18 anos que desejam obter o certificado de conclusão do ensino médio. Para quem deseja informações detalhadas sobre como obter a documentação, é possível acessar a página informativa do Inep, que disponibiliza o cronograma completo e orientações essenciais para os participantes.
A hora de agir é agora! Não deixe para a última hora e comente abaixo suas dúvidas ou preparativos para o Enem. Estamos aqui para ajudar!
Comentários Facebook