BAHIA
Estudo da CCR foi interrompido para dar espaço a nova proposta federal
Por Anderson Ramos
03/06/2025 – 13:10 h

O percurso de 98 km ligará Salvador a Feira de Santana –
Um novo capítulo se inicia para o projeto de construção da ferrovia que irá conectar Salvador a Feira de Santana. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), o estudo previamente encomendado à CCR Metrô Bahia foi interrompido, abrindo espaço para uma nova abordagem liderada pelo Governo Federal.
A razão para essa mudança, conforme esclarecido pela Sedur, é a necessidade de evitar a sobreposição de esforços entre as esferas estaduais e federais. Assim, o governo federal está empenhado na elaboração de um novo estudo que visa a implantação do trem interligando essas duas cidades essenciais da Bahia.
Recentemente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou o interesse da TIC Bahia Ltda. em obter a autorização para a exploração da ferrovia. O foco será o transporte misto de cargas e passageiros, com o trajeto de aproximadamente 98 km passando por Salvador e Feira de Santana, sinalizando um avanço significativo na busca por soluções de mobilidade na região.
Um projeto com grandes perspectivas
O esboço inicial do projeto foi revelado pela secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, em junho do ano passado. Na época, o cronograma previa a finalização dos estudos de viabilidade em seis a oito meses, prometendo melhorias no transporte urbano e regional ao beneficiar cerca de 4 milhões de pessoas nos municípios envolvidos.
A proposta originada pela CCR inicialmente indicava um custo de R$ 2,6 bilhões para a construção da ferrovia, com operações anuais estimadas em R$ 280 milhões. A ideia da parceria público-privada (PPP) pretendia garantir a gestão do sistema por 30 anos, com um transporte rápido e eficiente, reduzindo o tempo de viagem entre as duas cidades para apenas 45 minutos.
Com a nova fase do projeto em andamento, as expectativas aumentam. O novo trem poderá iniciar sua operação nas proximidades da estação Águas Claras, onde já se conecta ao Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas.
O que você acha sobre essa nova abordagem para o projeto da ferrovia? Comente e compartilhe suas opiniões!
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