Haddad conta ter exposto a Lula o que foi conversado no domingo com líderes do Congresso

Publicado:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compartilhou nesta terça-feira (10) que apresentou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as deliberações discutidas com líderes do Congresso no fim de semana anterior. Enquanto Lula estava em viagem na França, Haddad e os líderes do governo no parlamento o atualizaram sobre as importantes demandas.

“Nosso intuito foi expor o que conversamos, e já estamos enviando as medidas para a Casa Civil, que está revisando a redação. Esperamos que tudo chegue à mesa do presidente hoje mesmo”, informou Haddad aos jornalistas após uma reunião no Palácio da Alvorada. Ele destacou que as novas propostas visam a justiça tributária, atingindo apenas os segmentos mais altos da sociedade, como a tributação de apostas e alterações no mercado financeiro.

Haddad ressaltou que essas iniciativas são estruturais e justas: “Eu concordei com essa agenda porque ela busca promover a justiça tributária. Propostas como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil devem ser compensadas por uma tributação mais alta sobre rendas elevadas”, afirmou, referindo-se à necessidade de corrigir distorções na tributação.

A implementação de uma alíquota de 5% para investimentos que atualmente possuem isenção, como as letras de crédito (LCI e LCA), visa equilibrar a carga tributária no mercado financeiro. Segundo Haddad, essa mudança deve impactar positivamente a economia: “Essa medida vai contribuir para a redução dos juros e do dólar, trazendo benefícios para o país. Isso também nos ajudará a cumprir as metas fiscais estabelecidas para os próximos anos, essenciais para reorganizar a economia brasileira.”

Além disso, ao mencionar o IPCA, Haddad observou que os números recentes, abaixo do esperado pelo mercado, demonstram que a inflação está começando a convergir para a meta desejada. “É exatamente isso que almejamos”, finalizou.

Gostou das informações? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões sobre as novas medidas tributárias e seu impacto na economia!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PEC da Blindagem: emenda barra cobrança e interferência externa sobre o Pix

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa garantir a autonomia do Banco Central do Brasil traz uma inovação significativa: a blindagem...

Mais de 90% dos aposentados que fizeram acordo receberam ressarcimento do INSS

Recentemente, uma notícia impactante se destacou para mais de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas: mais de 90% deles receberam o ressarcimento do...

Pix gerou economia de R$ 106,7 bilhões aos brasileiros

Desde a sua criação pelo Banco Central em 2020, o Pix se destacou como uma revolução nas transações financeiras brasileiras, proporcionando uma economia...